-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Jornalismo>> Jornalistas terão conferências de comunicação na CMM

quarta-feira, 30 de setembro de 2009 | 30.9.09 WIB Last Updated 2009-09-30T22:37:02Z
A realização da 1ª Conferência Municipal de Comunicação, 1ª Conferência Estadual de Comunicação e 1ª Conferência Nacional de Comunicação foram confirmadas hoje, 30, na Câmara Municipal de Manaus pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, César Wanderley, que participou de uma Tribuna Popular requerida pelo vereador José Ricardo (PT).

O líder sindical leu um manifesto público em favor da 1ª Conferência Estadual de Comunicação no Amazonas, elaborado pela Comissão Pró-Conferência de Comunicação, onde os jornalistas reafirmam a disposição de lutar pelo estabelecimento de políticas públicas democráticas de comunicação no Brasil e indicam a conferência como a oportunidade de melhor expressarem suas posições.

+Siga o MN no Twitter

A Comissão Pró-Conferência, de acordo com César Wanderley, elaborou vinte propostas para o encontro. Ele destacou o fortalecimento da rádio difusão comunitária, o fim do controle político da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) que penaliza a comunicação comunitária e protege os interesses da comunicação comercial, a luta pelo estabelecimento de um novo marco regulamentador que inclua mecanismos democráticos de outorga das concessões dos sistemas brasileiros de rádio e TV comercial e luta pela recuperação da exigência do diploma de nível superior para a prática do jornalismo, bem como por uma lei que regulamente a profissão, um código de ética do jornalismo brasileiro e uma nova lei de imprensa, com o propósito de reduzir o controle do empresariado sobre a informação, regular a imprensa, impedir seus abusos e garantir o direito de resposta.

Vários vereadores se manifestaram reconhecendo a importância das conferências. Elias Emanuel (PSB) comentou que o mínimo que se pode exigir para o exercício da profissão de jornalista é o diploma de graduação. Já o vereador Mário Frota (PDT) entende que o exercício da profissão não pode ser monopólio de quem tem diploma, e como exemplo, mencionou os articulistas colaboradores de grandes jornais. Mário defendeu a obrigatoriedade do diploma para aqueles que vivem no batente das redações como repórteres e editores.

O vereador José Ricardo (PT), autor do requerimento que deu origem à Tribuna Popular, defendeu a democratização da informação porque, no seu entendimento, a maior parte dos meios de comunicações do país está nas mãos de grupos políticos. Ao encerrar sua participação na Tribuna Popular, o presidente do Sindicato dos Jornalistas explicou para o vereador Mário Frota que lei contempla os articulistas e colaboradores.

Por fim, César Wanderley convidou as autoridades políticas e a sociedade civil organizada a participar da 1ª Conferência Municipal de Comunicação que será realizada no auditório da prefeitura de Manaus nos dias 8, 9 e 10 de outubro (quinta-feira, sexta-feira e sábado, respectivamente). Nos dias 5, 6 e 7 de novembro acontecerá a 1ª Conferência Estadual da Comunicação e, em dezembro será realizada a 1ª Conferência Nacional de Comunicação.

Fonte e foto: Portal da CMM

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update