-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Copa 2014>> Sistema de transporte para Manaus será definido hoje

terça-feira, 6 de outubro de 2009 | 6.10.09 WIB Last Updated 2009-10-06T21:15:22Z
Representantes da Prefeitura de Manaus, do Governo do Estado do Amazonas e do Ministério das Cidades decidem hoje (6) qual sistema de transporte público urbano que será adotado pela capital amazonense para a Copa 2014. A prefeitura defende o Bus Rapid Transit (BRT), enquanto o Estado quer implantar o monotrilho. A reunião acontece em Brasília e deve ocorrer as 14h. O encontro será a portas fechadas.

O titular da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN), Dênis Minev, vai a Brasília acompanhado do corpo técnico da secretaria, que o auxiliou na elaboração do projeto vencedor de inclusão de Manaus como sede da Copa 2014.

+Veja as matérias sobre 'Copa 2014'

Pelo Executivo Municipal, quem vai representar a cidade é o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), Américo Gorayeb.

"A solução não é adequada. A capacidade é pequena. O trajeto é incorreto porque cobre a fachada de vários prédios históricos (vide imagem). Serve pra Copa, isso não dá pra negar, mas não é a solução adequada para o futuro da cidade e não justifica o investimento necessário, valor que poderia dar soluções mais estruturantes para todo o trânsito de Manaus e não apenas para o corredor da Constantino Nery" (Vereador Marcelo Ramos, em comentário ao blog 'O Malfazejo')

A implantação de um novo sistema de transporte que interligue diversas áreas da cidade é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para as cidades que serão sub-sede dos jogos de 2014.

>>Planos para o futuro

O monotrilho, orçado pelo Estado em r$ 995 milhões, é um tipo de metrô de superfície que trafegará em via exclusiva suspenso em vigas. O modelo fará percurso de 13,6 quilômentros, saindo do terminal 3, na Cidade Nova, zona Norte, até a Praça da Matriz, no Centro, tendo como eixo a Avenida Constantino Nery.

Já o Bus Rapid Transit está orçado em R$ 1,3 bilhão e prevê a construção de 100 quilômentos de corredores exclusivos para ônibus, saindo de todas as zonas da cidade.

Fonte: Portal Amazônia
Imagem: Divulgação

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update