-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Lula inaugura obras e anuncia investimentos no Amazonas.

quarta-feira, 7 de maio de 2008 | 7.5.08 WIB Last Updated 2008-05-08T01:16:27Z


Fonte: Assessoria do Governo.


O primeiro evento da agenda do presidente Lula em Manaus foi visitar, em companhia do governador do Amazonas, Eduardo Braga, o canteiro de obras da ponte que vai ligar Manaus a Iranduba. Ele disse que o governo federal vai continuar liberando os recursos necessários para a realização de obras destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Ao lado de Braga e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, Lula lembrou que com planejamento e uma gestão eficiente é possível fazer coisas grandiosas, a exemplo da Ponte que vai ligar Manaus a Iranduba e dinamizar o desenvolvimento daquela região, gerando mais empregos e renda, particularmente para os moradores dos municípios vizinhos.
“Essa ponte representa um extraordinário marco de desenvolvimento, mas o ideal é que juntamente com essa ponte possamos proporcionar melhores condições de vida às pessoas, com mais água potável, saneamento básico e habitação”, completou, lembrando que o Brasil vive hoje um momento que pode ser considerado “mágico”.
Ao falar sobre a crescente liberação de recursos para a realização de obras de interesse público nos Estados e municípios brasileiros, Lula disse que o governo federal acabou com a chamada “fila burra” e que agora os investimentos estão sendo liberados de forma efetiva, para atender as reais necessidades de cada Estado e município.
Segundo ele, essa “dinâmica começou a acontecer no Brasil e não tem mais volta”, porque o governo federal deixou de lado o propósito de dificultar o acesso do dinheiro público para realizar obras de interesse público. “Se tiver o projeto a obra sai, porque tem dinheiro”, assegurou.
De acordo com o presidente, o Amazonas tem um futuro brilhante e a questão do aquecimento global coloca o Estado na ordem do dia e promete dinamizar as discussões, não para transformá-lo em um santuário, mas sim para encontrar as melhores maneiras de se utilizar de maneira sustentada os recursos naturais para melhorar a vida do povo.

Novas obras do PAC no Estado são destacadas

O segundo evento foi a inauguração do primeiro de uma série de 11 reservatórios em construção na cidade com previsão de entrega até junho dentro do Plano de Expansão da Rede de Distribuição de Água da cidade. O reservatório fica no Núcleo 23 do bairro da Cidade Nova, Zona Norte.
Na solenidade, Serafim Corrêa disse que a obra vai beneficiar 850 mil pessoas moradoras das zonas Norte e Leste. “É muito importante o presidente da República estar aqui neste ato, que é um símbolo. Esta é a primeira manifestação de uma melhora que vai ocorrer progressivamente no abastecimento de água das zonas Norte e Leste. O sentimento agora é do dever cumprido. Isto é parte de uma decisão política do nosso governo, de enfrentar o problema, de pagar os preços, de rasgar 38 quilômetros de ruas e avenidas, que causou tumulto no trânsito com os buracos. Mas, agora é hora de colher os frutos. Há tempo de plantar e há tempo de colher. É importante dizer que quebramos a inércia. Há 40 anos não se investia em abastecimento de água de Manaus”, afirmou Serafim Corrêa.
No início da tarde o presidente e toda a comitiva, formada por dezena de políticos do Estado e ministros, inaugurou uma nova etapa do Prosamim, no bairro da Cachoeirinha, onde fez discurso para centenas de pessoas presentes. Lá ele também assinou diversos convênios do PAC para beneficiar Manaus e outros 17 municípios do Estado. Ele também lançou o Programa Territórios da Cidadania no Amazonas. Serão investidos no Estado cerca de R$ 1,5 milhão.
O ministro das Cidades, Márcio Fortes, destacou a parceria do governo federal com o Estado do Amazonas, afirmando que além dos recursos investidos, serão gerados empregos nas obras. “Estamos firmando uma parceria jamais vista. O PAC não é um programa de prateleira e nem para fazer tese de universidade. É para ser executado. E o nosso compromisso é levar adiante as obras beneficiadas. Aqui em Manaus vimos assinar novos contratos e também conferir as obras feitas e as que receberam recursos e estão em andamento. É pé no barro para as obras andarem para o benefício de vocês”, enfatizou Fortes.

Permitida reprodrução, deste citada a fonte.

×
Berita Terbaru Update