De: Jerry Araújo. E-Mail: jerrymao_nxsp@limao.com.br
O governador do Amazonas, Eduardo Braga entregou, na noite de quarta-feira (28), o projeto da cidade de Manaus para ser uma das sedes para a Copa 2014 ao presidente Lula, em audiência reservada no Palácio do Planalto. No mesmo dia, Lula recebeu o presidente da FIFA, Joseph Blatter, e declarou que o governo federal apóia a escolha de pelo menos uma sede na Amazônia e outra no Pantanal.
O governador do Amazonas tratou de vários assuntos com o presidente durante a audiência, logo após o encontro do presidente com os governadores do Norte e do Nordeste. Um deles foi a Copa do Mundo. Segundo Braga, o chefe da Nação chegou a dizer que gostaria de ver Manaus e Belém escolhidas para sediar a Copa, mas reconheceu a dificuldade da inclusão de duas cidades amazônicas.
Ontem, o comentarista da Rede Bandeirantes, Mauro Betting, reforçou o coro dos amazonenses e de várias cabeças coroadas da crônica esportiva nacional e disse que "Manaus está dentro, com certeza", durante programa no canal Band Sports.
Braga fez um périplo por São Paulo e Brasília nos últimos dias, tratando preferencialmente de Copa do Mundo. "Tenho certeza de que a escolha se dará por vários critérios, mas o lobby é um deles, e fundamental. Por isso, decidi me transformar em garoto-propaganda de Manaus e usar todo prestígio político para trazer a Copa para a cidade", explicou o governador.
Ele vê várias vantagens de Manaus sobre Belém, mas fez questão de enfatizar ao presidente que não torce contra Belém do Pará. "Também sou da opinião de que as duas cidades poderiam ser escolhidas, mas se for só uma, é claro que vou trabalhar até o último minuto por nossa capital", afirmou o governador.Braga retornou ainda ontem de noite a Manaus.