Fonte: Portal da Prefeitura com ajuda de Fiscais do IMTU
A construção de recuos nos pontos de ônibus, o remanejamento de alguns deles, a sincronização de semáforos e o alargamento de vias da cidade são alguns dos itens previstos no Plano Emergencial que está sendo elaborado pelas diversas secretarias da Prefeitura de Manaus para facilitar o trânsito na capital amazonense.
Essas obras fazem parte do planejamento urbanístico da capital e são necessárias para tentar reduzir os problemas de congestionamento no trânsito. Na avaliação feita por técnicos especializados foi identificado que o posicionamento de alguns pontos de ônibus contribui para os problemas no trânsito, como lentidão e congestionamentos.
Os recuos construídos em alguns pontos de ônibus da cidade são recursos que devem evitar que o ônibus ocupe uma faixa da pista da via ao parar para o embarque e/ou desembarque dos usuários e provoque o chamado "chicote", que consiste no aglomerado de carros forçados a parar atrás dos ônibus. O remanejamento desses pontos será no sentido de retirar aqueles que ficam localizados próximos às áreas de grande fluxo de veículos e que acabam provocando congestionamentos.
Oportunamente, assim que o Plano Emergencial estiver concluído, a Prefeitura divulgará as áreas da cidade que sofrerão intervenções, como vias alargadas, pontos de ônibus remanejados e os que passarão a ter recuos para o estacionamento dos veículos com a finalidade de efetuar o embarque e desembarque de passageiros. De igual forma serão revelados, ainda, os trechos onde funcionarão os semáforos sincronizados.
Permitida reprodução deste citada a fonte.