O bairro da Cidade Nova é considerado o maior bairro do norte do país, e completa 28 anos de fundação.Adaptação: Jerry Araújo. E-Mail: manausmanabus@ymail.com
>>O bairro
A Cidade Nova é um bairro essencialmente de classe média e média-alta que faz parte da zona Norte de Manaus, e faz divisa com os bairros do Parque 10 de Novembrobairro mais populoso de Manaus, superando os 300.000 habitantes. O rápido crescimento da economia do país, a intensificação das atividades portuárias e, sua integração no contexto da economia internacional exigiram uma reorganização do espaço urbano nas capitais. Essa reorganização tinha que ser condizente com o novo modelo econômico e preocupado com o social. Acompanhando esses avanços, Manaus com o modelo 'Zona Franca de Manaus', a partir de 1967, também inicia seu processo de crescimento e começava a enfrentar o maior de todos os problemas sociais, que era a questão da moradia.
A partir dos anos 70, a Cidade Nova tornou-se referência como zona de crescimento. As antigas casas isoladas deram lugar ao maior projeto de urbanização e crescimento populacional da história de Manaus, pois a partir daí a zona Norte da cidade passou a crescer significamente, como até hoje.
A partir do final da década de 80, o bairro transformou-se num dos maiores da capital. Logo, em 1992, atingiu uma população de 100 mil habitantes, grande maioria dos migrantes gaúchos, paranaenses, goianos, nordestinos e paulistas. O bairro cresceu assustadoramente e até de forma desordenada, atingindo no ano de 2008 uma população de 264.000 habitantes e tornando-se assim o maior bairro populacional e de maior área habitada em Manaus.
>>Situação geográfica e social
O bairro é um dos que mais se valorizam na cidade, crescendo rapidamente e atraindo a classe alta, vinda de bairros nobres já saturados e a classe média alta emergente, vinda de bairros mais humildes. A vizinhança inclui, principalmente, os extensos quarteirões situados na extremidade oeste da Av. Noel Nutels, localizado nas proximidades do bairro do Parque das Laranjeiras.
A população do bairro é de aproximadamente 264.449 habitantes, tornando-se assim o maior bairro de Manaus e da região norte do Brasil. Apesar da contagem, estima-se que a população do bairro ultrapassa os 300.000 habitantes.
Foi o bairro que mais avançou no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) nos últimos anos na cidade. A Cidade Nova, ao contrário dos bairros da zona Centro-Sul, que possuem arranha-céus residenciais, possui, principalmente, prédios baixos com grandes varandas. É considerado um dos bairros mais seguros da cidade e sua infra-estrutura foi toda planejada para uma boa qualidade de vida. Nele, localizava-se a antiga bola do 8, que seria destruída com as obras de abertura da Avenida Max Teixeira. Entretanto, parte da Cidade Nova manteve a denominação de "Bola do Produtor", em referência ao antigo logradouro, Apesar disso, curiosamente, a Bola do Produtor não faz parte do bairro da Cidade Nova, fazendo parte do bairro Jorge Teixeira, pois fica depois do conjunto Jardim Canaranas, divisa oficial dos dois bairros.
Foram incontáveis projetos de urbanização e ocupação da zona, todos completamente executados. A região sofreu várias intervenções, com o projeto "Parque Sumaúma", mantido até hoje.
Também é na Cidade Nova que se localiza o Instituto Médico Legal (IML) de Manaus, inaugurada em 1984.
Atualmente, a fim de continuar o projeto inicial de criação de um novo polo de desenvolvimento em Manaus, pelo menos três grandes empreendimentos têm sido construídos no bairro: um novo shopping em Manaus (Shopping Jardim Primavera, projetado para a Copa de 2014), que tem data de início em 2009, um Centro de Convenções do Governo do Estado e um pólo de informações da Vivo (operadora de telecomunicações).O Governo tem feito muitos esforços no sentido de revitalizar a região,considerado hoje em dia um dos bairros de maior tráfego de veículos da capital.
>>Locais importantes na Cidade Nova
Apesar do aumento contínuo e acelerado da ocupação humana na Cidade Nova, nos últimos anos ganhou um terminal de integração de transporte coletivo, o Terminal 3, implantação de agências bancárias (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal), os supermercados (Hiper DB e Carrefour), auto peças, lojas de armarinhos, metalúrgicas, postos de gasolina, lojas de departamentos e eletro domésticos, drogarias, academias de ginásticas e uma praça de alimentação. Está última, na entrada do conjunto Renato Souza Pinto e Canaranas.
>>Transporte Coletivo
A Cidade Nova é servido pela empresa de ônibus TransManaus Filial 04, que atualmente opera 26 linhas alimentadoras neste bairro:
Fonte das linhas: Portal EMTU Manaus
Permitida reprodução deste citada a fonte.
