-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Saúde>> Amazonas monitora novo paciente com sintomas da gripe suína

domingo, 3 de maio de 2009 | 3.5.09 WIB Last Updated 2009-05-03T18:54:19Z
Em diversos países no mundo, a questão da prevenção é prioridade. Nos EUA, a situação está sendo controlada.
Foto: Agência Reuters
Fonte: Portal Amazônia
A Secretaria de Estado da Saúde ( SUSAM) informa que um novo paciente com sintomas da Influenza Suína - Influenza A (H1N1), de acordo com a nova nomenclatura definida pela Organização Mundial da Saúde - está sendo monitorado. O caso em monitoramento foi notificado neste sábado ao Ministério da Saúde.

Trata-se de uma criança de quatro anos, que apresentou sintomas da doença três dias após desembarcar no aeroporto internacional Eduardo Gomes, vinda da Cidade do Panamá.

A criança está internada na Fundação de Medicina Tropical, em Manaus, onde as equipes médicas seguem o protocolo de acompanhamento das pessoas que vieram de áreas afetadas pela doença e que apresentaram febre, acompanhada ou não de outros sintomas relacionados à gripe.

De acordo com novos exames clínicos o caso pode ser descartado ou definido como “suspeito”.

A criança é, até a tarde deste sábado (02), o único caso em monitoramento no Amazonas. Os outros quatro casos que estavam sendo monitorados já foram descartados.

De acordo com o Ministério da Saúde não há evidências de que o vírus da Influenza A (H1N1) tenha chegado ao país. As autoridades sanitárias monitoram, até o momento, sete casos suspeitos.

Neste final de semana as unidades da rede pública e privada começam a receber a segunda Nota Técnica elaborada na manhã deste sábado pelo Comitê Central de Controle da Gripe A H1N. A Nota contém orientações sobre identificação e manejo de pacientes com sintomas da doença e duas informações foram atualizadas.

A Fundação de Medicina Tropical será referência também para o atendimento pediátrico, substituindo a referência anterior, que era o Pronto Socorro da Criança Zona Oeste.

De acordo com o Ministério da Saúde – apresentar febre alta de maneira repentina (acima de 38ºC) e tosse, podendo estar acompanhadas de algum dos seguintes sintomas: dificuldade respiratória e dor de cabeça, musculares e nas articulações e ter apresentado sintomas até dez dias após sair de áreas afetadas pela doença, ou ter tido contato próximo, nos últimos dez dias, com uma pessoa classificada como caso suspeito de Gripe A.

Na manhã de sábado, o Comitê também instalou os sub-comitês que ficarão responsáveis pelas áreas de Diagnóstico, Assistência, Vigilância, e Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social. Novas instituições também deverão ser incorporadas ao Comitê a partir da próxima semana.

>>Controle da doença

A SUSAM recomenda às pessoas que estiveram em áreas afetadas pela Influenza A que, caso apresentem sintomas de gripe nos dez dias posteriores ao desembarque, procurem uma unidade de saúde.

A Secretaria orienta a população a não utilizar medicamentos antigripais de forma aleatória. O Ministério da Saúde alerta que estes remédios podem mascarar ou atenuar sintomas, podendo também provocar resistência ao medicamento específico para influenza.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update