Foto: DivulgaçãoFonte: Portal Amazônia
Pesquisa divulgada ontem (10) pela Mercer Consultoria mostra que Manaus é a segunda cidade mais cara para se viver no País. Entre 15 cidades brasileiras, Manaus só perde em custo de vida para São Paulo, deixando para trás Rio de Janeiro e Porto Alegre. As informações são da 'Agência EM TEMPO'.
Na maioria das dez categorias estudadas, São Paulo é a cidade mais cara, mas em alimentação, Manaus é a primeira, o que a torna 5% mais cara que São Paulo.
De acordo com informações da coordenadora da pesquisa, Renata Herrera, a diferença no valor do imposto existente em Manaus é uma das causas para que o valor da cesta básica seja tão alto.
"Acreditamos que uma das razões para tal disparidade é a diferença do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)".
Na opinião de Herrera, a logística também é fator influenciador do preço da alimentação da população local, já que a distância entre o Amazonas e os demais Estados encarece o custo dos produtos alimentícios comercializados nos pontos de venda da cidade.
O economista José Laredo disse que o Polo Industrial de Manaus gera renda per capita 20% superior a média nacional.
"O Polo cria mais dinheiro circulando no mercado, o que aumenta a velocidade da compra", justificou o economista, ao destacar que os comerciantes de bens de consumo criam margens de lucro elevada diante do que se poderia praticar.
Ele destacou a importância da pechincha na hora de comprar.
"O manauara, diferentemente do consumidor carioca, não pratica o seu poder de negociação na hora da compra. A pechinca é fundamental para ser conseguir um produto mais barato na hora da compra e isso o economista não faz", disse ele.
>>Ranking de Manaus
+Alimentação: 1º lugar +Lazer e Entretenimento: 3º lugar +Moradia e despesas relacionadas: 4º lugar +Cuidados pessoais: 5º lugar +Bebidas e Tabacos: 4º lugar
Permitida reprodução deste citada a fonte.