De: Michelle Moraes. Ass. de Com. Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC
O projeto Mesa Brasil está atendendo em novo endereço, localizado na rua Coronel Salgado, número 512, bairro de Aparecida, zona Sul de Manaus. Com o investimento do Departamento Nacional e do Regional, o galpão de 606,30 metros quadrados representa uma conquista. Com ele, vai permitir o aperfeiçoamento das atividades realizadas diariamente, como o recebimento, seleção, manipulação e distribuição dos alimentos num período máximo de 24h.
No local, trabalham uma equipe de 12 pessoas, dentre estagiários, assistentes administrativos, ajudantes, assistente social e nutricionista. No novo galpão, também está sendo montada uma cozinha com toda infra-estrutura para que sejam realizadas oficinas ensinando sobre o aproveitamento integral dos alimentos.
O Mesa Brasil SESC é um programa nacional de solidariedade que atua na área de segurança alimentar e vulnerabilidade social. Propõe disseminar a cultura de responsabilidade compartilhada para a garantia do direito humano a alimentação. O programa coleta e distribui alimentos para entidades cadastradas.
Vale ressaltar que programa prevê para este ano a coleta e distribuição de 1.100.000,00kg. No primeiro quadrimestre de 2009, o relatório do Programa Mesa Brasil/AM, criado pelo SESC, mostra que a quantidade arrecadada de alimentos totalizou 824.119,946kg, atingindo 74% da meta.
Apesar da principal parceira do programa, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), estar contribuindo e muito para o alcance no número de alimentos arrecadados nesse ano, ao comprar produtos regionais das cooperativas de agricultores e repassá-los ao Mesa Brasil, a Gerente Administrativa do SESC/AM, Lívia Januária de Lima, explica que as cheias dos rios ainda continuam a prejudicar a coleta, por isso, a importância de ter o apoio de novas empresas daqui mesmo de Manaus.
Além da fundamental ajuda da CONAB, os estabelecimentos que apoiam com freqüência são: a Boulevard Distribuidora, com produtos próprios para consumo próximos à data de validade; a Panificadora La Fornata, com pães; A Gaúchos Churrascaria, com sobras de carne.
Apesar de ter 84 instituições doadoras cadastradas, a maioria apoia eventualmente.. Abaixo é possível visualizar a quantidade de alimentos recebidos no quadrimestre e a queda de arrecadação no mês de maio, em função da cheia.
>>Projeto Mesa Brasil quer incluir peixes nas doações
Outra meta para este ano é incluir o recebimento de peixe entre os produtos coletados, principalmente vindos de Manacapuru, para posterior distribuição as instituições cadastradas. Para isso, estão sendo realizadas reuniões entre a coordenação do Mesa Brasil e a Superintendência da CONAB para verificar quais os caminhos e necessidades logísticas para a distribuição do peixe. Lívia já adianta que vai precisar de parcerias com empresas que possam disponibilizar câmaras frigoríficas para transporte e armazenagem. Só assim, poderão pensar em distribuir na capital.
Atualmente o Mesa Brasil tem dois carros capazes de transportar 10 mil kg de alimento, por isso, a necessidade de parceiros nessa área. Algumas entidades têm ajudado no transporte. São elas: a Rainha dos Apóstolos do bairro São José, Lar Francisco de Assis, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Produção Rural (SEPROR) e a rede de Postos DNP, que já doou 350 litros de diesel.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser ajudar, basta entrar em contato com a
coordenação do Mesa Brasil, pelos telefones (92) 8127-4142 / 3234-1598 / 3234-1795
Permitida reprodução deste citada a fonte.