-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Ação>> Máquina para trefilar madeira é campeã na 1ª Mostra Inova SENAI

terça-feira, 15 de dezembro de 2009 | 15.12.09 WIB Last Updated 2009-12-15T23:01:02Z
O vencedor da 1ª edição do Inova SENAI no Departamento Regional do Amazonas é o instrutor de ferramentaria e usinagem, Francisco Sávio, com o projeto da Máquina para trefilar madeira. A Mostra Estadual do programa foi realizada na Escola SENAI Waldemiro Lustoza, bairro Cachoeirinha. O classificado vai compor a edição Nacional do Inova SENAI, programada para o 1º trimestre de 2010, no Rio de Janeiro.

+Siga o MN no Twitter!

A máquina foi idealiza a partir de demanda de Novo Airão, município localizado a 200 quilômetros de Manaus, que concentra maior fabricação de espetos para capital. Com o desafio de diminuir as ocorrências de acidentes e aumentar a produtividade das empresas de espetos, além de diminuir os impactos ambientais dessa produção, o instrutor desenvolveu a idéia dentro da unidade do SENAI Waldemiro Lustoza.

Segundo Francisco Sávio, uma empresa com capacidade de produzir mil espetos por dia, empregando dois a três trabalhadores, com a máquina para trefilar madeira, pode aumentar produção para dois a três mil espetos por hora, com o diferencial de reutilizar a sobra da madeira usada nas marcenarias.

A construção do projeto teve orçamento superior a R$ 6 mil para aquisição de aços, rolamentos, motores, entre outros materiais. De acordo com o instrutor, a fabricação do modelo é possível sob encomenda e deverá ser comercializada a R$ 13 mil, para custear mão-de-obra, infra-estrutura da produção das máquinas e compra de motores e materiais. Sávio afirma que a construção dos novos exemplares da máquina para trefilar madeira terá prazo de entrega de 30 dias.

Segundo a comissão julgadora dos trabalhos, formada por Flávio Ramos, da Fucapi, Fredson Encarnação, da Fabriq Soluções, e Célio Matos, do Sebrae, o projeto de Sávio se destacou pelo quesito inovador e pela viabilidade para a indústria. Em Manaus, duas empresas já manifestaram interesse em adquirir o equipamento, além de empresários de outros Estados.

Participaram do desenvolvimento do projeto, sob a supervisão do instrutor do SENAI, os alunos dos cursos de usinagem, desenho técnico e ferramentaria, Fabíola Rodrigues, Fádima Suallem, Diogo Aguiar e Bruno Cardoso.

De acordo com Francisco Sávio a conclusão da máquina levou aproximadamente um ano e meio, incluindo etapas de pesquisas, planejamento, montagem e testes.

“Valeu a experiência de mais de um ano, pois nos deu a oportunidade de avaliar, ajustar, moldar e aperfeiçoar a máquina. O equipamento inovador permite agilidade na produção de espetos, redução do índice de acidentes de trabalho e reaproveitamento de resíduos de marcenarias”, disse Sávio.

O finalista venceu outros sete projetos, ao atingir 260 pontos, superando outros projetos inovadores, como a Mesa Autoniveladora MES e o Áudio de TV por WI-FI, que alcançaram 245 e 240 pontos, respectivamente.

Fonte: Ass. de Comunicação Social Sistema FIEAM
Foto: Evelyn Lima


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update