-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Cotidiano>> Rio Negro baixa cinco centímetros em 24 horas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009 | 1.12.09 WIB Last Updated 2010-02-08T18:39:17Z
O Rio Negro baixou cinco centímetros nesta terça-feira (1), chegando a 15,94 metros, de acordo com a Defesa Civil de Manaus. A marca é atingida pouco depois da maior cheia da história, quando o rio chegou a 29,77 metros no último mês de junho.

O superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no Amazonas, Marco Antônio Oliveira, afirmou ao portal G1 que o rio deve secar cada vez menos nos próximos dias.

+Siga o MN no Twitter!

“A expectativa é que fique estável e volte a encher em breve. O nível já diminuiu cerca de 14 centímetros por dia. Hoje, baixou apenas cinco”, disse. Ele afirma que a pior seca do Rio Negro foi em 1963, quando o nível chegou a 13,64 metros.

"A situação está mais crítica na região de São Gabriel da Cachoeira, onde o Rio Negro corre em corredores d'água entre rochas. Dificultando o tráfego de embarcações pelas localidades próximas."

Ainda segundo o superintendente, a seca expõe o lixo que fica acumulado nas margens do rio. "Esse lixo é jogado nas ruas, acaba chegando aos igarapés e depois ao rio. Ele não provoca cheia nem seca, mas mostra que é necessário fazer uma conscientização ambiental", disse.

A secretaria de Limpeza e Serviços Públicos de Manaus informou que deve começar a limpar as margens do rio na próxima semana. O processo deve ser manual, já que há muita lama no local.

Fonte: Portal G1
Foto: Paulo Geraldo/AE


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update