-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Preservar>> Amazonas quer inovação aliada ao crescimento socieconômico da região

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009 | 14.12.09 WIB Last Updated 2009-12-14T18:36:23Z
A 4ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação definiu um conjunto de diretrizes para um modelo de desenvolvimento do Amazonas. Entre elas, estão a aproximação do setor produtivo da região com as instituições de desenvolvimento de ciência e tecnologia e a interiorização cada vez maior das entidades de ensino e pesquisa voltadas para o crescimento socieconômico do estado

+Siga o MN no Twitter!

O documento final da conferência, contendo todas as propostas consolidadas, será organizado nas próximas semanas e apresentado na conferência regional, que será realizada em março de 2010, em Belém (PA).

O secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Marcílio de Freitas, disse que os fóruns realizados em Manaus e em Belém fazem parte da programação organizada como preparação para a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontecerá em maio de 2010, em Brasília. O tema é Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável.

“A sustentabilidade do Amazonas e dos outros estados da Amazônia precisam de olhar especial. Essa sustentabilidade, enquanto política pública, deve ser aplicada à cultura, à formação científica de indígenas, aos mecanismos de desenvolvimento limpo na região”, destacou.

Entre as mais de 40 instituições que participaram da conferência no Amazonas, estão o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Museu da Amazônia (MUSA), a Fundação Centro de Análise de Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) e instituições de nível superior públicas e particulares. O Amazonas é o terceiro estado brasileiro a realizar sua conferência.

Outros aspectos que farão parte do documento resultado da conferência realizada em Manaus relacionam-se à expansão e às novas formas de financiamento do sistema estadual de ciência, tecnologia e inovação. Além disso, consta a promoção da inovação tecnológica nas empresas do parque fabril da capital amazonense e nas cadeias produtivas existentes no estado.

Fonte: Agência Brasil/ABr
Imagem: Reprodução

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update