-->

Notification

×

Iklan

Iklan

EducAção>> Aula inaugural feita pelo SENAI tem como objetivo preparar para certificação Abraman

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 | 25.2.10 WIB Last Updated 2010-02-28T19:54:51Z
Cem alunos estudarão gratuitamente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AM), visando à preparação para a certificação de competência da Associação Brasileira de Manutenção (Abraman). Na próxima segunda-feira (1º de março) será realizado a aula inaugural, às 18h, no Auditório Prof. Arivaldo de Silveira Fontes, localizado no SENAI da Avenida Rodrigo Otávio, Distrito Industrial.

A iniciativa faz parte da parceria firmada entre Petrobras e o Departamento Regional do SENAI e contempla os cursos preparatórios de caldeireiro, mecânico de manutenção industrial, eletricista de manutenção e instrumentista.

Para estruturar a programação pedagógica com aulas teóricas e práticas, a instituição de ensino contou com o convênio da Petrobras que subsidiou valor aproximado de R$ 150 mil. A meta do SENAI/AM é capacitar e qualificar a mão-de-obra local, promovendo informações técnicas que contribuam para a aprovação dos profissionais no processo de certificação de competência via Abraman.

A gerente da Escola SENAI Waldemiro Lustoza (ESWL), Ivana Ayrton, alerta quanto à crescente exigência de muitas empresas, inclusive da Petrobras, de contratar trabalhadores com posse dos certificados Abraman, visando à qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes e indústria. Segundo a gerente, a certificação de pessoas contribui para elevar a competitividade profissional dos brasileiros e garantir ambientes e procedimentos industriais mais seguros.

“A certificação pela Abraman é um atestado de qualidade dos conhecimentos e serviços do profissional com anos de experiência na área de manutenção. O trabalhador se torna mais valorizado no mercado, além de facilitar sua empregabilidade”, apontou Ivana Ayrton.

A seleção dos primeiros 100 candidatos para as vagas disponíveis passou pela aprovação de documentos que deveriam constatar idade superior a 18 anos e experiência de no mínimo dois anos na ocupação através do registro na carteira de trabalho.

O técnico do SENAI/AM, Eduardo Menezes, destaca a importância do convênio aos profissionais que durante o decorrer deste ano terão a oportunidade de aprofundar-se nos conhecimentos específicos, bem como passar por simulações da rotina industrial na área de manutenção. De acordo com Menezes, os testes da Abraman são complexos e exigem o domínio do profissional tanto na avaliação teórica quanto na avaliação de habilidades e comportamento do trabalhador que ocorrem em Centros de Exame de Qualificação (Cequal).

As áreas de caldeiraria e mecânica de manutenção serão ministradas na ESWL, unidade do bairro Cachoeirinha, e os conteúdos de eletricidade e instrumentação serão apresentados na Escola SENAI Antonio Simões, localizada no bairro Distrito Industrial.

Cursos

Carga Horária

Vagas

Caldeireiro

375h

25

Mecânico de Manutenção Industrial

328h

30

Eletricista de Manutenção

356h

25

Instrumentista

460h

20


Fonte e gráfico: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update