-->

Notification

×

Iklan

Iklan

EducAção>> SENAI Amazonas levam competidores do segmento de metal-mecânica para OC

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 | 22.2.10 WIB Last Updated 2010-02-28T19:57:36Z
A menos de 15 dias da maior competição de educação profissional das Américas, Olimpíada do Conhecimento, que será realizado no Rio de Janeiro, os 11 alunos competidores do SENAI Amazonas aprimoram suas habilidades práticas e revisam conteúdos técnicos das 10 ocupações que irão participar no Rio de Janeiro. Neste ano, o grupo de SENAI ganha reforço de dois alunos do SENAC, que integram a delegação do Amazonas nas ocupações de cozinha e cabeleireiro.

+Siga o MN no Twitter!

O SENAI levará alunos representando a qualidade de ensino transmitidas nas unidades da instituição no Estado nas ocupações de Mecânico de Refrigeração, Eletrônica, CAD, Tornearia Mecânica, Mecatrônica, Ferramentaria, Fresagem a CNC, Tornearia a CNC, Eletricidade Predial e Tecnologia da Informação.

>>CAD

A Escola SENAI Waldemiro Lustoza (ESWL), referência em capacitação de mão-de-obra qualificada no segmento de metal-mecânica para o Pólo Industrial de Manaus, disputará em cinco ocupações nesta área. Lucas Azevedo, de 18 anos, competidor de CAD, está ansioso para apresentar o domínio sobre o software CAD, bem como em metrologia e leitura e interpretação de desenhos técnicos mecânicas.

Segundo Lucas, os instrutores do SENAI/AM estão alinhados a demanda da indústria local e conseguem transmitir os princípios básicos e fundamentais para que os novos profissionais de programação de CAD atendam as demandas do mercado e promovam soluções de produtividade fabril.

“Estou preparado para executar os quatro módulos da etapa nacional da Olimpíada e realizar tudo que aprendi sobre desenho de modelo físico, montagem de uma máquina e detalhamento, modificação e ajustes de peças para melhorar o funcionamento de um equipamento”, disse o aluno de CAD.

O mais jovem da delegação não se intimida com a grandiosidade do evento e se orgulha em estar entre os 10 que competirão na ocupação de CAD. Para o aluno, o mais importante é dar o melhor de si e conquistar seu primeiro emprego ao retornar da competição. Quanto ao mercado de trabalho, Lucas foi consultado por duas empresas, sendo que já confirmou a ida para uma fábrica de duas rodas, segmento de grande importância econômica da indústria amazonense.

>>Tornearia

Outro competidor da ESWL é Silas Ferreira, de 19 anos, que vai ao Rio de Janeiro em busca da medalha de ouro na ocupação de Tornearia Mecânica. Silas vai ciente do desafio que o espera, pois competirá com 19 alunos dos demais departamentos regionais do SENAI, sendo a tornearia mecânica uma das ocupações mais concorridas.

O aluno comenta sobre a complexidade das tarefas para resolver durante os quatro dias de provas. Silas explica que além de peças cilíndricas irá desenvolver peças quadradas de diferentes materiais como aço, alumínio, aço inox e latão.

O instrutor de mecânica de usinagem, Williams Ferreira, responsável por acompanhar Silas, aposta no potencial do jovem. Para Williams, o aluno possui todos os pré-requisitos necessários de um competidor da ocupação de tornearia que são os conhecimentos em matemática, metrologia, leitura e interpretação de desenho mecânico, torneamento interno e externo e de cone, entre outros.

“Silas acumula bons resultados em todas as tarefas. Acredito que seu desempenho de chegar até a Olimpíada do Conhecimento já é uma vitória”, apontou Williams.

Fonte e foto: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update