-->

Notification

×

Iklan

Iklan

CheckUP>> Dia Internacional da Mulher com saúde é muito bom

sábado, 6 de março de 2010 | 6.3.10 WIB Last Updated 2010-03-06T18:50:13Z
O dia mais feminino do ano está próximo, 8 de março, Dia da Mulher. Carreira, família, lar, beleza e religião são algumas das preocupações atuais das mulheres. Quase não sobra tempo para equilibrar tantas responsabilidades, mas o mês de março pode ser boa oportunidade de presentear a si mesma, cuidando da saúde.

+Siga a gente no Twitter!

Para o ginecologista que há 48 anos atende no Serviço Social da Indústria (SESI/AM), José Antenor Barbosa, as mulheres precisam em primeiro lugar priorizar o sexo seguro. “As doenças diagnosticadas com maior frequência são causadas pela falta do uso do preservativo”, alertou o médico.

Segundo o especialista, as vulvovaginites e a infecção urinária são as doenças que lideram o quadro clínico da maioria das pacientes. O dado é fruto dos quase 80 mil atendimentos realizados pelo ginecologista no SESI.

Infecção Urinária

Segundo Antenor Barbosa, as vulvovaginites são inflamações do trato genital feminino que tem sintomas como corrimento (de aspecto leitoso ou amarelo com odor) que podem ser tratadas com medicamentos. O tratamento dura entre 7 e 10 dias. O melhor método para combatê-la é a prática do sexo seguro. Segundo Barbosa, a calça jeans e as calcinhas de nylon apenas colaboram para a proliferação das doenças, mas não são a causa raiz.

Já a infecção urinária é causada por microorganismos (bactérias ou vírus) que invadem o trato urinário, ocasionando entre outros sintomas, ardor e aumento na freqüência ao urinar. O tratamento, na maioria dos casos, é feito com antibiótico.

“Esses e outros problemas são diagnosticados e tratados por meio dos exames oferecidos no SESISAÚDE, como o preventivo, a ultra-som, a transvaginal, entre outros”, lembrou o médico.

Para mulheres que possuem vida sexual ativa é aconselhado realizar o Papanicolau (preventivo) pelo menos uma vez ao ano, e o mês da mulher pode ser o ideal para realizar os exames rotineiros.

Dia fértil e ovulação

A dúvida frequente de muitas mulheres permeia sobre o período de ovulação, disse Antenor. “A maioria dos ciclos femininos acontece de 28 em 28 dias e o período da ovulação geralmente é o 14º dia do ciclo. Portanto, é preciso estar atenta entre 10º e o 16º dia”. O médico alertou ainda que o cálculo só é certo para mulheres com ciclo menstrual regular e que os métodos contraceptivos ainda são os meios ideais para evitar a gravidez.

O SESISAÚDE possui equipe de 4 médicos ginecologistas (José Antenor, Remy Trindade, Waleswka Pacheco e Márcia Marconde). Os profissionais atendem na Avenida Getúlio Vargas- Centro e as consultas ocorrem de segunda a sexta-feira em diversos horários. Informações: 3186-6610

Fonte:
Foto:

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update