-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Famílias que estavam desabrigadas após alagamento no Nova Vitória recebem moradia

sexta-feira, 11 de junho de 2010 | 11.6.10 WIB Last Updated 2010-06-11T16:09:48Z
Cinquenta famílias que moravam na área alagada às margens da Pista da Raquete, no bairro Nova Vitória, zona Leste, foram remanejadas esta semana, pela Prefeitura de Manaus, para o Parque Residencial Buritis I, na zona norte da cidade. Elas receberam a moradia depois de um rigoroso levantamento socioeconômico realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), em parceria com a Defesa Civil do Município.

+Siga a gente no Twitter!

Em maio deste ano, as 50 famílias perderam suas casas depois que elas foram invadidas pelas águas de um lago que transbordou pela obstrução de um bueiro, por muito lixo e esgoto despejados pelos moradores.

Elas foram cadastradas e, agora, beneficiadas com a moradia que, por contrato, não pode ser comercializada num período mínimo de dez anos. Para evitar ilegalidades, as famílias serão monitoradas pela Semasdh e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). “Se eventualmente a casa estiver lacrada ou mesmo alugada, o imóvel será resgatado pelo município para atender à necessidade de outras pessoas que realmente precisem”, informou Sildomar Abtibol, da Semasdh.

Para oficializar o recebimento de uma das casas, um representante de cada família enfrentou um acompanhamento socioeconômico rigoroso, com confronto de informações e consulta ao cadastro de outros programas sociais de acesso à habitação, como o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do governo estadual. “Os requisitos para o recebimento da casa foram amplos e específicos. Não queríamos cometer injustiças e beneficiar alguém que já tenha recebido, por exemplo, indenização do Prosamim”, explicou o titular da Semasdh, Sildomar Abtibol.

No Parque Residencial Buritis I, as casas seguem o modelo comum ao de outros conjuntos habitacionais, contando com dois quartos, uma cozinha conjugada à sala, um banheiro e uma área externa. No bairro, os novos moradores vão contar com um setor próprio de distribuição de água, escolas municipais e estaduais, delegacia, Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e hospitais.

Por quase seis anos, o caseiro Raimundo Reis viveu num casebre localizado aos pés de um barranco. Depois que a água tomou sua casa, ele foi obrigado a remover seus pertences para uma casa alugada paga pela Prefeitura até a mudança para o Buritis I. “Passamos por momentos muito difíceis onde morávamos, mas o prefeito Amazonino Mendes nos tirou de lá e está nos dando um local digno para viver. Estamos muito felizes”, comemorou.

O pedreiro José Feliciano dos Santos estava entre os 50 moradores beneficiados. Para ele, havia um motivo a mais para se emocionar. “Eu trabalhei aqui, assentando a calçada. Passei frio quando a chuva caía e hoje estou morando aqui. Parece um sonho”, revelou em meio a lágrimas.

Fonte: Semcom
Foto: Clóvis Miranda/Semcom


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update