-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Governo do Estado, através do Prosamim, entrega Parque Kako Caminha

segunda-feira, 21 de junho de 2010 | 21.6.10 WIB Last Updated 2010-06-21T18:18:55Z
A população de Manaus ganhou na noite da sexta-feira (18), mais um espaço de lazer. O governador do Amazonas, Omar Aziz, entregou o Parque Kako Caminha, mais uma obra do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Situado entre as Ruas Kako Caminha e Av. Presidente Dutra, bairro Santo Antônio, zona Oeste, o parque possui equipamentos para lazer e recreação infantil, com quadras poliesportivas, calçadas em concreto, sinalização vertical e horizontal, além de pintura artística.

+Siga a gente no Twitter!

"O Prosamim é uma realidade e tem mudado a vida de muita gente em Manaus. Por isso estamos levando o modelo para o interior também. Com este novo espaço, a população poderá praticar esportes, as crianças terão onde brincar e a cidadania está sendo exercida", disse Omar.

Ao todo, 130 palafitas construídas ao redor do Igarapé do São Raimundo foram removidas e cerca de 600 pessoas diretamente beneficiadas. O Parque Kako Caminha integra a segunda etapa do Prosamim, com 13.110,00 metros quadrados, viabilizados com investimentos na ordem de R$ 11 milhões. Entre as benfeitorias trabalhadas no espaço estão terraplenagem, microdrenagem, sistema viário, rede elétrica, rede de água, urbanização e paisagismo e iluminação ornamental.

Em março deste ano o Governo do Amazonas apresentou estudo de projeto para continuidade das obras na Bacia do São Raimundo, envolvendo os bairros que estão na orla. O trabalho vai ajudar não só na requalificação sócio ambiental, mas na valorização turística, com a instalação de equipamentos sociais e de lazer.

A Bacia do São Raimundo terá – além do Parque inaugurado na sexta-feira - o Parque da Cultura Amazônica, situado entre os Bairros da Glória e São Raimundo, onde funcionava o antigo matadouro. Este segundo parque será um importante ponto de lazer e cultura para a população e terá espaço para festividades, área de recreação infantil temática e acesso a ciclovias que vão ligar os bairros que sofrerão interdição.

Bacia do São Raimundo

A Bacia do São Raimundo representa 1/3 do território de Manaus. Os bairros de intervenção das obras do Prosamim, nesta bacia, serão o São Raimundo, Glória, Nossa Senhora Aparecida e Presidente Vargas. Em todos houve ocupação irregular com a construção de moradias sub-humanas, sujeitas a inundações – as palafitas.

Esta área de intervenção, que agrega quatro bairros, tem 165 hectares e está situada entre a Av. Kako Caminha e o Rio Negro tem cerca de 2,05km de extensão. Atualmente, na Bacia do São Raimundo existem cerca de 4 mil famílias que se encontram em áreas sujeitas à inundação.

O estudo contratado pelo Prosamim mostra que são insuficientes os serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto nos bairros que serão atendidos. Isto contribui para degradação ambiental do Igarapé de São Raimundo.
Proposta Ambiental

Na Bacia do São Raimundo o Prosamim vai:
1) Recuperar e proteger nascentes restituindo vegetação nativa e
isolando esta área trabalhada, num raio de 50 m;
2) Monitorar a melhoria da qualidade da água com implantação de 44
estações de monitoramento;
3) Construir barreira de contenção de resíduos sólidos e filtragem biológica;
4) Fazer trabalho de reflorestamento. Cerca de 125.820 mudas serão
plantadas em uma área de 283.093,70m2.

Fonte: AGECOM
Foto: Chico Batata/AGECOM


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update