-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Manaus registra redução de 40,63% nos casos de contaminação por dengue

sábado, 10 de julho de 2010 | 10.7.10 WIB Last Updated 2010-07-10T17:55:00Z
Balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que Manaus registrou redução de 40,63% nos casos de contaminação por dengue, em junho deste ano, em comparação ao mesmo período no ano passado. Foram confirmados 13 casos da doença no último mês de junho, contra 32 no mesmo período de 2009.

+Siga a gente no Twitter!

No balanço semestral sobre a doença, a Semsa registrou queda de 15,35%. Foram 482 casos no primeiro semestre de 2009 e 408 este ano. Os casos de dengue hemorrágica apresentaram redução de 31,58%, passando de 57 casos no primeiro semestre de 2009, para 39 neste ano.

Para o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, as ações preventivas que vêm sendo executadas e a maior conscientização da população contribuíram para obtenção dos resultados positivos. Deodato ressalta que, mesmo estando com a dengue sob controle, Manaus precisa se manter em alerta e a população não pode deixar de lado as medidas de prevenção, que são bastante conhecidas e extremamente eficazes no combate à dengue. Entre esses cuidados, estão: evitar acúmulo de lixo, manter caixas d’água e camburões tampados e não deixar água parada em vasos de planta, pneus ou qualquer outro tipo de recipiente que possa funcionar como criadouro do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença.

“Nós temos em nossa cidade a presença do Aedes aegypti, e uma grande parte da população é suscetível, porque nunca teve contato com nenhuma das três variantes do vírus da dengue. Por isso, é fundamental manter as ações de vigilância epidemiológica desenvolvidas pela Prefeitura e continuar contando com o apoio da comunidade para manter Manaus livre de uma epidemia”, afirmou Deodato.

As ações de controle e combate à dengue, em Manaus, são desenvolvidas pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). No início do ano, durante a chamada “Operação Impacto”, essas ações também contaram com a participação das Forças Armadas.

Ocorrências por bairros – De acordo com os dados coletados pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEAM), da Semsa, o conjunto Cidade Nova, na zona Norte, teve o maior número de incidência da doença, no primeiro semestre deste ano, com 54 casos. Em seguida, vem a Compensa, na zona Oeste, com 30 casos. São José Operário e Cidade de Deus, ambos na zona Leste, vêm depois, com 23 casos cada. O Parque Dez de Novembro, na zona Centro-Sul, teve 21 casos de dengue no período.

O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, da Semsa, Vanderson Sampaio, chama a atenção para a ocorrência de número maior da doença em crianças, notificada pelos prontos-socorros infantis das zonas Sul e Oeste de Manaus. Os casos passaram de 17 para 23 entre o primeiro semestre de 2009. O fato levou a Semsa a operacionalizar ações que visam capacitar especialistas, como pediatras, a adotar os procedimentos necessários para diagnosticar a doença nas crianças e fazer o manejo clínico dos pacientes para a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas.

Dengue em Manaus - No ano passado, Manaus registrou uma redução de 92,01% nos casos de dengue, um dos melhores desempenhos do País no combate à doença. Foram 599 casos confirmados da doença, contra 7.212 registrados em 2088.

Fonte: Semcom
Foto: Robervaldo Rocha/Semcom


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update