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Meios de logística da Amazônia Legal foram debatidos na FIEAM

quinta-feira, 22 de julho de 2010 | 22.7.10 WIB Last Updated 2010-07-22T10:52:00Z
O consultor da empresa Macrologística, Olivier Girard, reuniu-se na última terça-feira (19) com a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) para apresentar a segunda etapa do Projeto Norte Competitivo.

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Depois de quatro meses de pesquisas, percorrendo os estados e reunindo-se com empresas e órgãos, os consultores diagnosticaram os principais problemas de logística da região amazônica e fizeram o levantamento dos 150 projetos existentes na Amazônia Legal.

As 16 principais cadeias produtivas da região, que somam 50 produtos e são responsáveis por 98% do que foi produzido na região, foram avaliadas. A Macrologística realizou ainda levantamento de custos logísticos como frete, transbordo, custos de armazenagem e portuários, para identificar possibilidades logísticas e retorno sobre o investimento.

Projetos de interesse para o Amazonas

A construção da BR 163, que interligará Santarém (PA) a Cuiabá (MT), foi um dos corredores mais sugeridos na reunião de diretores da FIEAM. Segundo Olivier, a estrada reduzirá em até três dias o frete para o Amazonas, influenciando nos custos. “A BR-163 é a maneira de Manaus ficar mais próxima do centro do Brasil”, vislumbrou.

O estudo previu ainda a necessidade da construção de um novo porto em Manaus (AM), um porto de contêineres em Porto Velho (RO) e um porto de grãos em Itacoatiara (AM).

Sobre a pavimentação e recuperação da BR-319, o consultor comentou sobre os problemas ambientais que podem impedir a consolidação da mesma.

Segundo o presidente da FIEAM, Antonio Silva, o projeto Norte Competitivo é um estudo estratégico, de longo prazo, que contempla os nove estados da Amazônia Legal, e que está sendo conduzidas pelas Federações das Indústrias (Ação Pró-Amazônia), unidas para começar a resolver os problemas de logística da região.

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Divulgação


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