-->

Notification

×

Iklan

Iklan

SENAI mostra seu barco verde no primeiro dia de atrações da ExpoT&C

segunda-feira, 26 de julho de 2010 | 26.7.10 WIB Last Updated 2010-07-27T00:27:31Z
Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) estiveram na abertura da 62º reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, na noite do último domingo (25), no Centro de Convenções, em Natal (RN). O ponto alto da solenidade foi a assinatura da parceria entre o Ministério, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parceria que disponibilizará investimentos na ordem de R$ 865 milhões para financiamento de projetos de pesquisas básicas e aplicadas em todo o país.

+Siga a gente no Twitter!

Na manhã desta segunda-feira (26), os públicos acadêmico, técnico e científico tiveram a oportunidade de participar de várias atividades paralelas que integram a programação da reunião da SBPC, como a ExpoT&C, feira de Exposição de Tecnologia e Ciência. O SENAI/AM apresenta o projeto Samaúma II, segunda unidade móvel fluvial destinada a disseminação da educação profissional nos municípios ribeirinhos da Região Norte.

Para expor os inúmeros benefícios do barco-escola verde para a população amazonense e circunvizinha ao Estado, o coordenador de Tecnologia e Inovação, José Nabir, e o gerente da Escola de Ações Móveis e Comunitária, Teodório Filho, deverão permanecer no estande do Amazonas até sábado, fornecendo todas as informações sobre o pioneirismo de ter uma escola fluvial há 31 anos, com o Samaúma, e agora com um conceito inovador do Samaúma II.

O estande onde está a exposição do SENAI, com livretos e duas maquetes fidedignas dos dois barcos, é dividido com mais 14 expositores de órgãos governamentais, empresarial e instituições científicas e tecnológicas, espaço coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect).

O projeto executivo do segundo barco está concluído e foi idealizado a partir do sucesso do barco Samaúma, unidade móvel do SENAI/AM que promove a educação profissional pelas cidades ribeirinhas da Amazônia. Ao longo de mais de três décadas, o Samaúma já aportou em 43 dos 62 municípios amazonenses, atendendo também municípios do Pará, Acre e Roraima, certificando mais de 33 mil alunos nas áreas atendidas.

O projeto Samaúma II será o primeiro barco-escola de alto desempenho do Sistema SENAI, com previsão de entrar em construção até o final do ano. De acordo com José Nabir, participar desta exposição que é considerada um dos maiores encontros entre cientistas brasileiros é a oportunidade de mostrar toda a expertise da instituição nesta missão de inclusão social através da educação profissional.

“O Samaúma vem contribuindo com a propagação da educação profissional nos municípios do Amazonas, levando o conhecimento, propondo aos seus alunos uma opção relevante para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais atendidas”, diz Nabir.

A nova versão do Samaúma traz as perspectivas de ser um barco-escola verde que levará conhecimento profissionalizante com apelo ecológico e sustentável, formando mão-de-obra para atender o potencial produtivo e econômico de cada município aportado. A embarcação percorrerá cinco municípios por ano, com a capacidade de oferecer até 34 cursos gratuitos dentro e fora do barco, certificando cerca de 3 mil alunos por ano.

Essa é apenas uma das ações que o Departamento Regional do SENAI do Amazonas desenvolve à serviço da indústria e dos cidadãos amazonenses.

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Divulgação


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update