-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Sine/Manaus começa inscrições para 21 cursos para trabalhadores desempregados

sexta-feira, 23 de julho de 2010 | 23.7.10 WIB Last Updated 2010-07-23T15:43:17Z
A Prefeitura de Manaus está oferecendo 21 novos cursos para qualificação de trabalhadores desempregados, a partir desta sexta-feira (23). A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad), por meio do Sine/Manaus, abre hoje as inscrições para 21 cursos técnicos direcionados aos setores da indústria, comércio, serviços, construção civil e rural. O objetivo é capacitar tecnicamente trabalhadores locais desempregados para recolocá-los no mercado. Os interessados podem se inscrever na sede do Sine/Manaus, na avenida Floriano Peixoto, número 134, Centro, térreo do Edifício Garagem.

+Siga a gente no Twitter!

As inscrições seguem até o preenchimento das 854 vagas gratuitas disponibilizadas pela Semtrad por meio de convênio com Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no valor de R$ 642 mil. Para atender melhor a procura pelas vagas, o Sine vai funcionar no sábado das 8h às 12h. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar os originais da carteira de trabalho (CTPS), CPF, identidade, PIS, título de eleitor, certificado de escolaridade, certificado de reservista (homens), além de comprovante de outros cursos. Não há distinção de sexo para preencher as vagas, mas o candidato deve ter mais de 18 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino regular (fundamental e médio).

Os cursos terão aulas práticas e teóricas durante dois meses. Além da qualificação técnica, os beneficiários recebem lanche e vale-transporte. A unidade responsável pela aplicação do conteúdo é o Instituto Educacional Cultural de Formação Profissional e Sindical dos Trabalhadores do Amazonas (IEP-AM). As aulas serão ministradas na própria sede da instituição, localizada na Praça 14.

Após o término dos cursos, a Semtrad encaminhará os beneficiários, por intermédio do Sine, a postos de trabalho aos empregadores cadastrados no sistema. “Os cursos são voltados justamente para as demandas em qualificação profissional. Nosso papel é proporcionar essa qualificação e fazer o link com a necessidade de mão de obra capacitada do mercado local”, afirma titular da pasta, Vital da Costa Melo.

Uma das novidades no programa de cursos do PNQ é o perfil profissional “Cuidador de Idoso”. “Após o curso, esse profissional estará apto a atuar nessa demanda que é tomar conta da população da melhor idade, que cresce em Manaus na mesma proporção da expectativa de vida”, destaca o coordenador-geral do Sine/Manaus, Arilson Carvalho Vieira.

Outro foco dado na grade do PNQ foi para noções de línguas estrangeiras com ênfase em inglês e espanhol. “Acho importante essa formação, mesmo que seja em nível instrumental, porque minha ideia é estar qualificado até a Copa do Mundo de 2014”, observa Adenildo Gama, 28, desempregado há seis meses e pai de dois filhos menores. “Acho que o Mundial vai abrir muitas portas para emprego aqui em Manaus”, diz Gama, cuja última ocupação foi servidor público na prefeitura de Breves, interior do Pará.

Cursos oferecidos

- Informática avançada

- Operador de caixa

- Recepcionista de hotel

- Soldador de eletrodo revestido

- Padeiro

- Copeiro, garçon, barman

- Inglês

- Espanhol

- Instalador hidráulico residencial

- Montagem e configuração de hardware

- Arrumadeira e camareira

- Costureiro industrial

- Artesanato regional com sementes

- Cultivo de plantas ornamentais

- Piscicultura

- Mecânico de motor de popa

- Marceneiro

- Pedreiro de acabamento e revestimento

- Instalador elétrico industrial

- Cuidador de idoso

- Webdesigner

As inscrições somente podem ser feitas diretamente no Sine/Manaus mediante apresentação da documentação exigida. A sede do Sine/Manaus fica na avenida Floriano Peixoto, 134, Centro, térreo do edifício Garagem, e o atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h; aos sábados das 8h às 12h.

+Informações, pelos telefones (0**92) 36271600, 36271610 e 36271607

Fonte: Paulo Ricardo/Semcom

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update