Olá,  seja bem-vindo!  |  Entrar  |  Criar conta  |  Precisa de ajuda?

SENAI/AM promove curso para especialista de de montagem de andaimes

Publicado para Redação em sexta-feira, 13 de agosto de 2010 | 13.8.10

Com objetivo de propor atualização e aprendizado nos serviços em alturas, atendendo às normas específicas de segurança, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) lançou o curso de Montador de Andaimes na Escola Demóstenes Travessa, unidade voltada à qualificação profissional de trabalhadores da construção civil.

+Siga a gente no Twitter!

O curso é ministrado em dois formatos, sendo um de aperfeiçoamento profissional, com carga horária de 20 horas, destinado a trabalhadores que já atuam com serviços em alturas, e outro, na modalidade de qualificação, com carga horária de 90, para candidatos iniciantes no segmento de montagem e desmontagem de andaimes.

A iniciativa do SENAI/AM conta com parceria da empresa JLV Andaimes e Empreendimentos. A instrutora do curso, Sônia Reis, destaca que é imprescindível para o montador de andaimes ter boa saúde, que não sofra de nenhuma doença que cause vertigem. Outro ponto relevante nos serviços desempenhados por esses trabalhadores é o cuidado redobrado com a segurança de si mesmo e dos outros que irão utilizar as estruturas erguidas.

A instrutora revelou que recentemente foi divulgada pesquisa que constatou que 88% dos acidentes nos serviços em alturas são derivados de atos inseguros, causados pelos próprios trabalhadores. “O montador de andaimes tem que estar consciente da sua responsabilidade e de maneira nenhuma pode relaxar e tirar seu equipamento de segurança individual por conta do desconforto do suor no rosto e de uma coceira na cabeça”, alertou.

O conteúdo programático do curso contempla disciplinas transversais como gestão da qualidade, segurança no trabalho, baseado nas Normas Regulamentadoras 6, sobre equipamentos de proteção individuais (EPI’s), e Normalização para trabalhos em andaimes (NR 18) e matemática aplicada, além das habilidades técnicas específicas e práticas.

O montador de andaimes, Gilvando dos Santos, funcionário da Tenace Engenharia e Consultoria Ltda, prestadora de serviço da Petrobras, atua na área há cinco anos, foi auxiliar de montador por três anos e promovido após participar de treinamento ministrado pela empresa.

Segundo Gilvando, a oportunidade de fazer um curso profissionalizante do SENAI é mais uma garantia de permanecer na área, já que a instituição respeitada pelas empresas contratantes da construção civil.

“Em todas as profissões você deve comprovar a sua formação e mostrar as suas capacidades na prática. O SENAI é o meio de credibilidade que lhe proporciona o aprendizado teórico e prático das atividades de montador de andaimes, e ainda entrega a certificação de conclusão de curso, o que comprova sua formação profissional”, ressalta Gilvando,

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Reprodução


Permitida reprodução deste citada a fonte.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

?Leia abaixo antes de comentar

* Todos os comentários são moderados;
* Comentários em 'anônimo' serão rejeitados;
* Comente somente o que for referente ao tema publicado;
* Ofensas pessoais ou spam serão rejeitados;
* Obrigado por sua visita no Manaus em Notícia e volte sempre!