-->

Notification

×

Iklan

Iklan

70 Ônibus novos estavam parados e circularão até o fim do mês.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008 | 17.1.08 WIB Last Updated 2010-01-31T23:12:56Z

Os 70 ônibus novos da empresa Transmanaus que estão estacionados na garagem da avenida Torquato Tapajós, ao lado da Phillips, vão circular na cidade a partir do próximo dia 27. A garantia foi dada nesta segunda-feira, 14, pelo diretor-presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos, Marcelo Ramos. A apresentação dos coletivos será feita no sábado, 19, com a presença do prefeito Serafim Corrêa.

De acordo com Marcelo, um dos motivos dos ônibus se encontrarem parados é que eles ainda não estão todos regularizados junto ao Detran. Durante visita à garagem, foi possível constatar que alguns estão emplacados mas a grande maioria aguarda a documentação e licenciamento para poder circular. Os coletivos, em sua maioria, ainda não têm placas nem documentação válida. “Licenciar 70 carros de uma só vez não é uma tarefa fácil, mas estamos contando com todo apoio do Detran neste sentido”, informou Marcelo.

Outro impedimento é a instalação dos validadores, o sistema eletrônico que permite o uso do cartão Passa Fácil. Em alguns ônibus a fiação foi colocada mas falta o equipamento que vem de Curitiba. O sistema elétrico é ligado nas catracas que precisam ser retiradas para que o validador funcione corretamente.

Outro fator que atrapalha a operação dos ônibus é a infra-estrutura das garagens. O estacionamento da Torquato Tapajós ainda não está adequado para a circulação dos veículos. Para funcionar como garagem precisaria de bombas de gasolina e outras adequações. “Mesmo assim, os novos veículos estarão na rua até o fim do mês porque a Transmanaus pode utilizar outros pontos de apoio”, explicou Marcelo Ramos.

Nas últimas semanas, Manaus recebeu 80 ônibus zero quilômetro. Há cerca de 15 dias, a Prefeitura de Manaus planejou apresentar parte dos veículos à população com a previsão de que começassem a rodar até o final de janeiro. As fortes chuvas adiaram a apresentação dos ônibus. “Nosso objetivo era esclarecer que os ônibus chegaram e que estava previsto para circularem até o fim do mês. Nosso calendário não mudou porque conhecemos a logística da regularização e sabemos que é complicado equipar uma frota como esta da noite para o dia”, esclareceu Marcelo.

Dos 80 coletivos, dez já estão rodando em bairros como Compensa, Glória, Santo Antônio e São Raimundo. “Tínhamos urgência de completar a frota da Zona Oeste, por isso colocamos dez ônibus nas ruas. Agora, somente estes 70 aguardam a conclusão da instalação dos equipamentos”, disse o diretor-presidente do IMTU.

Em dezembro foram entregues 145 ônibus novos. Com a última remessa, de 80 carros, Manaus já tem 225 coletivos zero quilômetro. O contrato com a Transmanaus previa que 20% da frota deveriam ter menos de dois anos de uso em até seis meses após a assinatura. Em resumo, até abril de 2008, Manaus terá que ter pelo menos 292 ônibus semi-novos.

“Superamos esta previsão já que teremos 500 ônibus novos até abril. São investimentos da ordem de R$ 100 milhões. E já temos um calendário de chegada de novos coletivos”, anunciou Marcelo. O cronograma prevê a chegada de 30 veículos em fevereiro, que substituem parte da frota da TCA, que circulava na Zona Centro-sul. Em março, a população receberá 105 ônibus, dos quais 25 atenderão linhas da Ponta Negra e 80 os itinerários da zona Norte. Em abril, 190 coletivos zero quilômetro chegam em Manaus para renovar a frota da Zona Leste.

Informações: Théa Morel-Fonte:Prefeitura de Manaus.
Assessoria de Imprensa - IMTU
Telefones: 3236-6310/ 3643-5552
e-mail: alethea.morelo@pmm.am.gov.br
×
Berita Terbaru Update