-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Amazonas: Aeroportos do Amazonas terão prioridade para recursos

quinta-feira, 21 de agosto de 2008 | 21.8.08 WIB Last Updated 2008-08-22T01:20:50Z
Foto e texto de Diário do Amazonas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ontem (20), que os aeródromos e aeroportos do Amazonas que estão com problemas de infra-estrutura e falta de segurança terão prioridade, no próximo ano, para receber verbas por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). A informação é do Diário do Amazonas de hoje (21).

A medida que vai beneficiar os municípios do Amazonas foi anunciada, após uma reunião entre parlamentares do Amazonas e a presidência da Anac, que tratou sobre os problemas dos aeroportos no interior do Estado.

A chamada para o Profaa 2009, de acordo com a Anac, será publicada no Diário Oficial da União (DOU), no início do ano, e o orçamento do programa é de, aproximadamente, R$ 120 milhões. Para receber as verbas, os prefeitos, segundo a agência, terão que entregar um projeto de obras informando os custos necessários.

Falta de segurança

A Anac afirmou ainda que 19 aeroportos e aeródromos no interior do Estado estão com restrições nas operações de pouso e decolagem de aviões por causa de problemas de infra-estrutura e falta de segurança contra atos ilícitos. Em março deste ano, 11 deles foram notificados pela agência, para que corrijam procedimentos de segurança contra atos ilícitos, como o tráfico de drogas, e ainda problemas relacionados à falta de estrutura dos locais para receber aeronaves.

As ações de segurança de atos ilícitos, um dos motivos para a notificação, envolvem a instalação de equipamentos de raios X, o controle de acesso às áreas restritas nos aeroportos e o transporte de objetos perigosos na bagagem, explicou a Anac.

É por meio dos equipamentos de raios X, por exemplo, que armas e drogas são encontradas. Outro problema dos aeródromos notificados pela Anac é falta de segurança operacional, que envolve procedimentos de manutenção da pista, a existência de equipamentos de combate a incêndio, a proibição de construções nas proximidades do aeródromo e de lixões no entorno.

O lixo é o principal atrativo para aves, que, em caso de se colidirem com aeronaves, podem causar sérios acidentes.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update