-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Meio Ambiente e Você: Praia da Ponta Negra tem "Dia Mundial de Limpeza"

sábado, 20 de setembro de 2008 | 20.9.08 WIB Last Updated 2009-03-25T02:07:53Z
Fonte: Portal Amazônia
A praia da Ponta Negra, em Manaus (AM), conta hoje (20) com uma animada ação ambiental durante toda a manhã. Representantes de empresas locais e voluntários realizam o "Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias", com panfletagem acerca da conscientização ambiental. O evento conta com apoio do canal Amazon Sat, por meio do núcleo Sat Ambiental, do site Portal Amazônia e da rádio Amazonas FM,empresas do grupo Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

Confira um áudio do evento

O "Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias" foi criado internacionalmente no ano de 1986, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o problema do lixo jogado nos rios. Em Manaus, a ação tem a participação do Grupo Simões e da empresa Recofarma, empresa do grupo Coca-Cola. A iniciativa também já chegou a algumas praias fluviais do rio Amazonas, na maior bacia hidrográfica do mundo, com 7,5 milhões de quilômetros quadrados.

- Nós participamos diretamente do evento trabalhando na conscientização das pessoas no sentido de minimizar a poluição de rios e lagos. Estamos fazendo a nossa parte, seria interessante a participação de mais voluntários nas atividades -, declara Simone Macário, supervisora de Meio Ambiente da Recofarma Indústria do Amazonas.

O evento acontece em Manaus em dois momentos: Hoje ( 19) panfletagem na praia da Ponta Negra e amanhã (21) de 8h às 11h,serão organizadas ações estratégicas na Bacia Hidrográfica do Tarumã-Açu. Dentre as atividades serão oferecidos café da manhã regional, oficina de recicláveis e educação ambiental para crianças, palestra de escovação de dentes para criança, teatro infantil e distribuição de cartilhas educativas, além da limpeza do rio.

Parcerias

Com o apoio de empresas e organizações ambientais, o "Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias" passou a ser realizado no Brasil desde o ano de 1993. A ação acontece a partir de parcerias com universidades, escolas, associações de moradores, organizações não-governamentasis (ONGs) e entidades comunitárias. O evento em 2008, reúne cerca de 17 mil voluntários, espalhados em mais de 60 cidades de 26 estados brasileiros. Foram coletados aproximadamente 552 mil itens, somando 49 toneladas de detrito.

O Grupo Coca-Cola (Recofarma) participa do evento desde sua primeira edição no país. A empresa, além de participar diretamente das atividades, estimula a prática da reciclagem do PET e de outros materiais para que esta seja incorporada pela sociedade civil, indústria e autoridades governamentais.As ações abrangem toda sua área de atuação nos estados do Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia e Acre. No ano de 2007, 1320 voluntários em todo o grupo coletaram aproximadamente de 9,5 toneladas de lixo nas diversas praias e lagos da região Norte.

Números das ações da Amazônia - 2007

Em Manaus, cerca de 600 voluntários coletaram 3,7 toneladas de resíduos
Em Belém, 300 volutários coletaram 0,5 toneladas de resíduos
Em Porto Velho, cerca de 60 voluntários coletaram 2,5 toneladas de resíduos
Em Macapá, cerca de 200 voluntários coletaram 1,5 toneladas de resíduos
Em Rio Branco, cerca de 60 voluntários coletaram 0,7 toneladas de resíduos
Em Santarém, cerca de 100 voluntários coletaram 0,6 toneladas de resíduo

De acordo com informações da assessoria do evento, no Amazonas, as ONG´s "Amazônia Viva" e "Floresta Viva" também firmaram parceria com a ação, onde ministrarão palestras e promoverão oficinas de reciclagem.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Publicidade

×
Berita Terbaru Update