-->

Notification

×

Iklan

Iklan

EducAção>> Professor da Fucapi recebe prêmio da CAPES pela melhor tese de doutorado

segunda-feira, 8 de junho de 2009 | 8.6.09 WIB Last Updated 2009-07-19T01:03:30Z
Fonte: Portal Amazônia
O pesquisador da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), Eduardo Nakamura, foi premiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A tese de doutorado defendida por ele, “Fusão de Dados em Redes de Sensores sem Fio”, está sendo reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a mais importante, em todo o País, nos quesitos originalidade e qualidade.

Segundo Nakamura, na prática, o estudo representa um passo em direção ao uso prático da tecnologia de redes de sensores sem fio em aplicações de grande relevância para a Amazônia e para o Brasil, através do monitoramento da Floresta Amazônica, verificando a qualidade da água dos rios, detectando da presença de intrusos, rastreando e acompanhando animais em risco de extinção e controlando das queimadas na região.

"Este registro pode ser obtido com a aplicação de micro-sensores capazes de monitorar o ambiente e transmitir dados que possam ser interpretados de forma imediata. Neste caso podemos acompanhar de perto o ecossistema e a floresta sem a necessidade da constante presença física e, muitas vezes intrusiva, do ser humano”, explica o professor da FUCAPI.

O trabalho já havia sido premiado em concurso promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e no Grande Prêmio UFMG de Tese. De acordo com o Instituto para o Futuro, dos Estados Unidos, os micro-sensores representam o futuro da informática, pois os chips introduzidos e espalhados por todo o planeta vão permitir que as máquinas ‘vejam’ e ‘sintam’ o mundo.

Neste sentido, o campo de pesquisa de Nakamura procura criar formas de interagir com o ambiente para garantir o melhor aproveitamento dos recursos e aumentar a qualidade de vida de toda a população.

A realização do professor é um atestado do potencial humano do Amazonas.

"Acredito que o próximo passo consiste no envolvimento do máximo de alunos de graduação e de pós-graduação, aproveitando o potencial humano do estado para multiplicar esta conquista e o conhecimento adquirido. Acredito que este é um esforço que, a longo prazo, trará ao Amazonas e seus bons centros de formação, como a FUCAPI, a projeção e o reconhecimento que todos merecemos”, complementa o professor.

A solenidade de premiação ocorrerá dia 10 de julho deste ano em Brasília, quando também serão comemorados os 58 anos da Capes.

O Prêmio Capes de Tese é outorgado para a melhor tese selecionada em cada uma das áreas do conhecimento, tendo, a de Nakamura, sido escolhida a melhor da Ciência da Computação.

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update