-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Esportivo>> Competidores do Amazonas em ritmo acelerado de treinamento

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 | 22.1.10 WIB Last Updated 2010-02-28T20:19:00Z
Janeiro pode até ser mês de férias para muitos estudantes, mas para os competidores da Olimpíada do Conhecimento do SENAI Amazonas tem sido de muito estudo e treinamento. Basta visitar uma das escolas SENAI de Manaus para perceber o comprometimento dos competidores. Em 2010 o Amazonas levará ao Rio de Janeiro equipe de 10 alunos que concorrerão em 9 ocupações, sendo elas Mecatrônica, Fresagem a CNC, Tecnologia da Informação, CAD, Tornearia, Eletricidade Predial, Ferramentaria, Mecânico de Refrigeração e Tornearia a CNC.

+Siga o MN no Twitter!

Os competidores José Celson Cardoso e José Maria Júnior, de Mecatrônica, estão sendo treinados pelo instrutor Marcelo Aguiar há um ano. Segundo o treinador, o competidor da ocupação mecatrônica precisa ter habilidades em instalações elétricas, programação e configuração de Controlador Lógico Programável (CLP), pneumática e eletropneumática, robótica, informática, lógica e programação.

Segundo Aguiar, a dupla foi treinada em duas etapas. Primeiramente houve treinamento em CLP, pneumática e eletropneumática. No segundo momento, há simulação de tarefas para testar a velocidade e o aprendizado dos competidores. O Polo Industrial de Manaus (PIM) necessita de técnicos com esse perfil tecnológico já que possui muitas indústrias de manufatura. O instrutor ressalta que os alunos de Olimpíada, em função do treinamento especial, sempre se destacam no mercado de trabalho do Amazonas.

O competidor Rayson Marinho, treinado pelo instrutor Geraldo Brito vai competir em Ferramentaria. O SENAI/AM não envia representante da ocupação há mais de dez anos. A arte de fabricar ferramentas exige do profissional inúmeras habilidades, desde conhecimento em projetos e no software CAD até a fabricação. Segundo o competidor a peça fica pronta no decorrer de 4 dias de trabalho.

Único representante do Norte e Nordeste na ocupação de Fresagem a CNC, o competidor José Abraão é treinado pelo instrutor e ex-aluno de Olimpíada, Silvio Raposo. O competidor da área necessita, entre outras habilidades, interpretar desenhos, normas, tabelas e outras especificações técnicas, além de saber selecionar e usar instrumentos de calibração, sistemas de fixação de peças, ferramentas de corte e ter conhecimento em seqüência de cortes e operações, além de dominar diferentes estratégias para administrar o tempo e a agilidade dos processos operacionais. O instrutor ressalta ainda que o profissional de Fresagem a CNC é bastante requisitado em Manaus, já que o segmento de duas rodas precisa desse profissional e o Distrito Industrial local reúne fábricas de porte como a Honda, Yamaha e Dafra.

Estudar e treinar para a Olimpíada do Conhecimento é uma grande satisfação para os competidores do Amazonas. Segundo o instrutor Silvio Raposo, o aluno que treina para competir em uma Olimpíada do Conhecimento, em qualquer área, certamente será um profissional diferenciado, já que este aluno passa e supera desafios que o mercado de trabalho exige todos os dias.

Fonte: Ass. de Comunicação Social Sistema FIEAM
Foto: Divulgação


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update