-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Retrospectiva 2009>> Veja agora os fatos que marcaram o mês de janeiro

domingo, 3 de janeiro de 2010 | 3.1.10 WIB Last Updated 2010-02-28T20:36:48Z
Mais um ano se encerra. Trezentos e sessenta e cinco dias se foram de um calendário que trouxe muitas notícias que chamaram, e muito, a atenção de todo público manauara. O ano de 2009 foi farto de escâdalos, tragédias e até coisas tosqueiras; mas notícias boas alcançaram os holofotes da impensa e trasmitiram alegria e contagiação a todos.

A partir de agora, você, nosso leitor, irá ver as principais notícias que dificilmente sairão da mente. Mês, por mês, as manchetes que foram destaque neste ano que passa, irá ver aqui. Esperamos que goste desta retrospectiva.

Então, vamos lá?

Janeiro de 2009 >>

>> Amazonino Mendes toma posse em Manaus e nomeia irmã e filha

O novo prefeito de Manaus Amazonino Mendes (PTB) assumiu seu posto, sem medo de ser tachado de nepotista . Ele começou nomeando a irmã Maryze Mendes Perez (PTB), na secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e a filha, Lívia Regina Prado de Negreiros Mendes, na secretaria municipal de Cultura e Turismo.

>> Carijó diz que a 'Meia-Passagem onera a tarifa do transporte'

O presidente da Câmara Municipal de Manaus, Luiz Alberto Carijó (PTB), confirmou que a nova gestão municipal irá fazer uma nova licitação para o sistema de transporte coletivo. Segundo o presidente da Câmara esta é a única maneira de melhorar o serviço de transporte coletivo na cidade.

>> As mudanças na ortografia ainda dividem opiniões

Entrou em vigor em 1 de janeiro, as mudanças na ortografia brasileira. Apesar de alterar apenas 0,5% das palavras da língua portuguesa no Brasil, as novas regras ortográficas serão percebidas de imediato quando começarem a ser adotadas. A fachada da Assembléia Legislativa, por exemplo, deverá ser atualizada e passará a trazer o nome ‘‘Assembleia Legislativa’’, sem acento. Além de mudanças nas regras de acentuação, a nova ortografia extingue o uso do trema, padroniza a utilização do hífen e incorpora as letras w, y e k ao alfabeto.

>> Artistas conseguem 1,1 milhão de assinaturas pela Amazônia em dois anos

Outra ação planejada pelos atores para chamar a atenção do governo é fazer uma vigília no Senado, passando uma noite no plenário. “Temos uma satisfação a dar para as pessoas que assinaram”, afirma a atriz Cristiane Torloni.

Segundo Torloni, a ideia de lançar o movimento apareceu quando ela e Vitor Fasano participaram da minissérie 'Amazônia', que foi filmada no Amazonas e no Acre e contou a história de Chico Mendes. “Vivemos dois meses no Acre vendo desmatamento. [Por causa das queimadas] havia uma hora em que você não via nem luz do sol. Pensamos que alguma coisa deveria ser feita.”

>> Fotojornalista de Manaus é destaque na Suécia

A foto 'expulsos da terra', do fotojornalista amazonense Luis Vasconcelos, esteve na lista das imagens favoritas ao prêmio internacional The Photo Award PGB, da Suécia. A informação foi divulgada pelo coordenador da agência de notícias Reuters, Jonas Lemberg.

>> Demissões na Zona Franca de Manaus crescem 35%

A crise financeira internacional já começa a refletir na geração de empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM). No final de 2008 para 2009, o número de demissões foi 35% maior que em 2007. Segundo o sindicato local, mais de 4,5 mil postos de trabalho foram cortados oficialmente, além de outros 6 mil empregos de pessoas com menos de um ano de registro em carteira.

>> 'Marola' toma femento e faz Manaus ter o maior índice de demissões

Manaus também foi a segunda capital do País que mais perdeu empregos (11,9 mil vagas) na virada de 2008 para 2009. A cidade ficou atrás apenas de São paulo (SP), que perdeu 37,2 mil vagas.

Os números do emprego do Amazonas refletiram os efeitos da crise mundial, segundo o Presidente do Trabalho e Emprego, Dermílson Chagas. "O Estado não pode fugir da realidade global. Há, em Manaus, galpões que são apenas filiais de multinacionais afetadas diretamente pela crise, com perdas nas bolsas de valores eque , nessas situações, determinam não colocar investimantos aqui".

>> Ministro nega pedido para cancelar eleição suplementar em Japurá

O ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou pedido de Gefferson Almeida de Oliveira para cancelar a nova eleição marcada para o município de Japurá (AM) em 15 de fevereiro. A data foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

>> Amazônia terá uma sede da Copa 2014, afirma ministro do esporte

As 12 cidades do Brasil que cediarão a Copa do Mundo de 2014 foram divulgadas meses depois. Mas para o ministro do Esporte, Orlando Silva, antecipou que haverá pelo menos uma sede no área do Pantanal (Cuiabá ou Campo Grande) e outra na Amazônia (Belém ou Manaus).

Publicado por Redação. E-Mail: redacaogja@globomail.com

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update