-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Retrospectiva 2009>> Veja agora os fatos que marcaram o mês de março

domingo, 3 de janeiro de 2010 | 3.1.10 WIB Last Updated 2010-02-28T20:36:21Z
Mais um ano se encerra. Trezentos e sessenta e cinco dias se foram de um calendário que trouxe muitas notícias que chamaram, e muito, a atenção de todo público manauara. O ano de 2009 foi farto de escâdalos, tragédias e até coisas tosqueiras; mas notícias boas alcançaram os holofotes da impensa e trasmitiram alegria e contagiação a todos.

A partir de agora, você, nosso leitor, irá ver as principais notícias que dificilmente sairão da mente. Mês, por mês, as manchetes que foram destaque neste ano que passa, irá ver aqui. Esperamos que goste desta retrospectiva.

Então, vamos lá?

Março de 2009 >>

>> Juíza bloqueia bens do presidente da Câmara de Manaus

O presidente da Câmara de vereadores, Luiz Alberto Carijó, teve todos os bens bloqueados por determinação da juíza Euza Maria Naice de Vasconcelos, dia 1 de março, pela Vara da Fazenda Pública Municipal.

Os bens de Carijó foram bloqueados em 9 de fevereiro a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) que em janeiro entrou com uma Ação Civil Pública acusando o atual presidente da Câmara por Improbidade Administrativa. A ação não vingou e o bloqueio foi retirado.

>> Municípios sofrem inundações e Defesa Civil emite alerta de chuvas

Os municípios amazonenses de Benjamin Constant e Atalaia do Norte, além de Guajará e Ipixuna, tiveram suas áreas rurais atingidas por inundações bruscas em virtude das precipitações pluviométricas aliadas ao aumento do índice das cotas dos rios que atingiram o nível de Situação de Emergência.

No Rio Purus, o município de Canutama está com a cota em elevação contínua que atingiu o nível de Situação de Emergência em menos de 10 dias. O município de Itacoatiara esteve a 20 cm de atingir a Cota de Atenção e o município de Barreirinha foi afetado por enxurradas e inundações bruscas induzidas pelas fortes chuvas que caíram no período, chegando a atingir totalmente a área urbana do município, causando danos materiais e prejuízos sociais e econômicos.

>> Lei que restringe a meia-passagem vai parar no STF

O Projeto de Lei que foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e trata da redução na quantidade de passes estudantis, que cairia de 120 passes para 50 unidades. O mandado de segurança impetrado pelo vereador José Ricardo Wendling (PT) e por entidades estudantis, no dia 23 de dezembro de 2008, pelo qual a desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo suspendeu o Projeto de Lei (PL) 010/2008, que reduzia de 120 para 50 a quantidade de meias-passagens, foi apreciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e derrubado dias depois.

>> Serafim tem o menor gasto que os demais ex-prefetos de Manaus

O relatório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) que avaliou os gastos da Prefeitura de Manaus nos últimos dez anos revelou que o ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) foi o mandatário que deixou o menor montante em dívidas ao longo do período.

O balanço do TCE-AM foi divulgado no dia 6 de março, e partiu de uma solicitação do ex-prefeito em virtude das críticas de adversários políticos que contestavam os gastos da última gestão.

>> Carros em pista pode ter causado queda do avião em Manacapuru

A suposta presença de veículos na pista de pouso desativada de Manacapuru causou uma manobra malsucedida é uma das hipóteses levantadas pela comissão do Ministério público do Estado (MPE) para a queda do avião PT-SEA, da Manaus AeroTaxi. A aeronave caiu no dia 07 de fevereiro e vitimou 24 pessoas.

>> Príncipe Charles e Duquesa Camila fazem visita em Manaus

Mal chegou em Manaus, e o príncipe Charles quebrou o protocolo na saída da visita a uma organização não-governamental (ONG) em Manaus apertando a mão de garis e crianças. Em vez de entrar no carro, como a mulher, a duquesa de Cornualha, Camila Parker-Bowles, Charles se dirigiu a crianças em cima de um caminhão que gritavam "I love you, Charles" e apertou suas mãos e a de garis.

No fim da tarde, antes de um concerto no Teatro Amazonas à noite, o príncipe caminhou cerca de 400 metros em mata fechada no Instituto Federal do Amazonas (IFAM - Campus zona Leste). Lá Charles teve um encontro com um grupo de indígenas do Amazonas, Acre e Amapá. Segundo a assessoria da embaixada, Charles mostrou-se interessado na problemática indígena e comprometeu-se a ler uma carta entregue por eles, com descrição da situação das etnias na Amazônia brasileira.

>>Morre em Manaus o jornalista Sebastião Reis

Parentes, amigos e colegas de trabalho ficaram supresos com a morte repentina do jornalista amazonense e um dos diretores da redação do jornal 'EM TEMPO', Sevastião Reis; que foi encontrado morto na manhã do dia 24 de março, no seu apartamento, no edifício São José do Rio Negro, na avenida Jornalista Humberto Calderaro, zona Centro-Sul de Manaus.

O Instituto Médico Legal (IML) havia informado, que uma unidade de atendimento do instituto que estava no local desde as 9h, mas ainda não há informações sobre o que causou a morte do jornalista.

>> Turbina de avião cai e atinge 12 casas em Manaus e avião pousa em Bogotá

O cargueiro da empresa norte-amercicana Arrow Cargo, que teve parte de umas das três turbinas e da fuselagem perdidos durante o voo de Manaus a Bogotá, na Colômbia, pousou no destino final às 5h46 (horário de Brasília) do dia 26 de março. A aeronave foi descarregada e passa por perícia na cidade colombiana, segundo informações do escritório da empresa cargueira no Amazonas.

De acordo com a Polícia Militar, moradores relataram que ouviram uma explosão e, em seguida, viram peças de metal caindo do céu. Um imóvel teve a cozinha e a sala atingidas. Ninguém ficou ferido. A área foi isolada.

>> Menina de quatro anos é assassinada brutalmente em Manaus

O assassinato brutal de uma menina de 4 anos chocou os moradores do conjunto Parque Solimões, bairro da Raiz, zona Sul de Manaus. Ela foi encontrada morta, por volta das 23h do dia 26, com dez perfurações de faca pelo corpo, marcas de estrangulamento e de violência sexual, na rua Praia de Itaíba, localizada no próprio conjunto.

Com base em informações de vizinhos e conhecidos da família da criança, policiais civis e militares prenderam em flagrante o desempregado Railson Ramos de Miranda, o “Bira”, de 25 anos, em um matagal próximo ao local do crime. Ele ainda tentou fugir, mas foi atingido por um tiro na perna esquerda e acabou preso. Ele foi encaminhado ao Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto, para receber atendimento médico, e em seguida, foi levado ao 15º Distrito Integrado de Polícia (15º DIP).

Publicado por Redação. E-Mail: redacaogja@globomail.com

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update