-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Retrospectiva 2009>> Veja agora os fatos que marcaram o mês de maio

domingo, 3 de janeiro de 2010 | 3.1.10 WIB Last Updated 2010-02-28T20:36:09Z
Mais um ano se encerra. Trezentos e sessenta e cinco dias se foram de um calendário que trouxe muitas notícias que chamaram, e muito, a atenção de todo público manauara. O ano de 2009 foi farto de escâdalos, tragédias e até coisas tosqueiras; mas notícias boas alcançaram os holofotes da impensa e trasmitiram alegria e contagiação a todos.

A partir de agora, você, nosso leitor, irá ver as principais notícias que dificilmente sairão da mente. Mês, por mês, as manchetes que foram destaque neste ano que passa, irá ver aqui. Esperamos que goste desta retrospectiva.

Então, vamos lá?

Maio de 2009 >>

>> Deputado estadual Edilson Gurgel é cassado pelo TRE

O deputado Edílson Gurgel (PRP) tornou-se ontem o primeiro parlamentar estadual do Amazonas a ser cassado por infidelidade partidária. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu no dia 1 de abril, por unanimidade anular o mandato de Gurgel. Com essa decisão, a vaga volta para o PRTP, partido pelo qual Gurgel foi eleito em 2006, mas do qual se desfiliou em setembro de 2007, quando entrou em conflito com a direção do partido.

>> Vereador Jander Tabosa é cassado pelo TRE

O vereador Jander Tabosa foi cassado no dia 5, pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele é acusado de prática de fraude durante a campanha do ano passado. Eleito com 4.393 votos, Tabosa teria se passado pelo pai, Ronaldo Tabosa, que participava de encontros com eleitores como se fosse o candidato e não o filho. Vídeos foram anexados aos autos e revelam que Ronaldo induzia os eleitores a votar em 'Tabosa' como se ele fosse o candidato. Ele ainda está recorrendo a decisão no STF.

>> Dupla assalta e estrupa menor dentro de ônibus executivo, mesmo na frente de 14 passageiros

Simeão de Lima Queiroz, conhecido como 'Simão', 18, e mais um adolescente de 16 anos foram presos na noite do dia 6 de março, durante assalto a um ônibus executivo da linha 819, na avenida Max Teixeira, bairro da Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Simeão foi encontrado pela Polícia Militar (PM), ainda sem roupas, após ter estuprado uma menina de 14 anos na frente de 14 passageiros que se encontravam no executivo.

Eles foram presos em flagante e levados ao 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP). O adolescente foi levado ao Centro Sócio-Educativo Assistente Social Dagmar Feitoza, bairro do Alvorada, zona Centro-Oeste. Já Simeão de Lima Queiroz, que foi indiciado por roubo, estupro e atentado violento ao pudor, seguiu para a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

>> Manifestações de estudantes explodem por toda cidade

O caos já se instalou literalmente por toda cidade de Manaus. Manifestações dos taxistas, kombeiros, mototaxistas, e enfim, o protesto dos estudantes. No dia 10 de abril, mais de 7 mil estudantes se mobilizaram em frente do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), onde caminharam em protesto até a sede da Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). No percurso, eles entraram pelo Terminal 1 (Const. Nery) junto com centenas de estudantes que entraram na manifestação, que, através de gritos, ganhou força total.

De acordo com o gerente de tráfego do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Jucelino Marciel, 35, no momento das manifestações, havia cerca de 60 Km de lentidão na cidade. "Estamos trabalhando para agilizar o fluxo de veículos não só neste trecho, mas também da Djalma, Constantino e demais pontos de Manaus", afirmou.

Durante o protesto, duas estudantes passaram mal e foram levadas ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo. A PM conteve dois adolescente que estavam causando transtornos e vandalismo. Mesmo assim, vários estudantes se revoltaram e causaram confusões.

Segundo o Major Gonzaga, a PM está intervindo na manifestação de forma pacífica e evitar maiores transtornos no local. "A PM está fazendo um trabalho de flexibilização do trânsito, para garantir maior fluidez e acompanhando a manifestação através de viaturas e do nosso helicóptero. Tudo para garantir a segurança e a ordem social", disse.

>> Máquina despenca de barranco e três morrem no Distrito Industrial de Manaus

O Corpo de Bobeiros localizou no sábado, dia 8, os corpos de três vítimas do soterramento de três casas em Manaus. Segundo a Defesa Civil, os corpos são de um homem, uma mulher e um bebê e foram encontrados por volta das 12h30 do mesmo dia.

Segundo testemunhas, duas máquinas trabalhavam na ampliação do estacionamento de uma transportadora no bairro do Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, quando uma delas despencou de um barranco.

>> Bailarinos descem de rapel na torre 'Millennium Medical Towwer'

Cerca de sete bailarinos da companhia ultiluzaram a torre 'Millennium Medical Towwer' nos dias 19 e 20 de abril, que tem aproximadamente 76 m de altura, para fazer apresentações de dança vertical, tendo como suporte cordas de rapel, esporte geralmente praticado com equipamentos adequados para a descida de paredões e edificações.

>> Rede de supermercados doa 12 toneladas de alimentos a vítimas da cheia

No dia 22 de abril, uma grande rede de supermercados entregou à PMM 12 toneladas de alimentos de uma campanha em prol aos desabrigados na enchente de 2009. Segundo o diretor de marketing da rede de supermercados, Guto Corber. “Este ano, a campanha está sendo ampliada com a doação três vezes maior de alimentos. O kit é composto por feijão, arroz, óleo, macarrão, açúcar e um enlatado de carne ou sardinha”, explicou.

>> Filha tem surto e mata pai com 43 facadas em Manaus

Andréa de Oliveira, de 32 anos, matou com mais de 40 facadas, na manhã do dia 24, o pai Adir Farias Barroso, de 63 anos. O crime ocorreu na rua Tarumã, bairro São José 1, zona Leste de Manaus.

De acordo com informações apuradas pela Polícia Militar (PM), Andréa teve um surto e, em seguida, desferiu os golpes contra o pai. A PM informou, ainda, que ela estava muito agitada e foi preciso dar tiros de borracha para imobilizá-la.

Publicado por Redação. E-Mail: redacaogja@globomail.com

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update