-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Retrospectiva 2009>> Veja agora os fatos que marcaram o mês de junho

domingo, 3 de janeiro de 2010 | 3.1.10 WIB Last Updated 2010-02-28T20:36:05Z
Mais um ano se encerra. Trezentos e sessenta e cinco dias se foram de um calendário que trouxe muitas notícias que chamaram, e muito, a atenção de todo público manauara. O ano de 2009 foi farto de escâdalos, tragédias e até coisas tosqueiras; mas notícias boas alcançaram os holofotes da impensa e trasmitiram alegria e contagiação a todos.

A partir de agora, você, nosso leitor, irá ver as principais notícias que dificilmente sairão da mente. Mês, por mês, as manchetes que foram destaque neste ano que passa, irá ver aqui. Esperamos que goste desta retrospectiva.

Então, vamos lá?

Junho de 2009 >>

>> Manaus é escolhida como uma das subsedes, e chega um novo tempo de mudanças ao Estado

Mais de 150 mil pessoas aguardavam em Manaus, o anúncio da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para as sub-sedes da Copa do Mundo 2014. O anúncio, que consagrou Manaus, ocorreu às 14h30 deste domingo. A Polícia Militar estimou que cerca de 150 mil pessoas deveriam ter comparecido somente à area externa do Estádio Vivaldo Lima, palco das comemorações, até o final da festa.

>> Mais uma tragédia aérea acontece. Desta vez em meio Oceano Atlântico

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou no dia 2 de junho, que os destroços encontrados durante a madrugada no Oceano Atlântico são do Airbus A 330 da Air France. De manhã, a Aeronática informou que não poderia confirmar a origem do material. Dias depois, alguns corpos e destroços foram localizados. Ninguém sobreviveu à tragédia intercontinental.

>> Governador Eduardo Braga lança pacote ambiental

O governador Eduardo Braga (PMDB) escolheu o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, para fazer uma espécie de prestação de contas das ações empreendidas ao logo dos sete anos em que está à frente do Executivo estadual e que resultará numa política ambiental que é considerada uma das mais ousadas do país pelos resultados práticos gerados nos últimos anos, como, por exemplo, a redução em quase 70% dos índices de desmatamento do Amazonas.

>> Juiz que quebrou loja de posto em Manaus será intimado pelo TJA

O juiz da comarca do Município de Pauini, Rafael da Rocha Lima, 32, será intimado pela corregedora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes, para prestar esclarecimentos sobre envolvimento em ato de vandalismo, na loja de um posto de gasolina, em Manaus, posto BR Mania, na rua João Valério, Vieiralves, Zona Centro-Sul.

>> Professor da Fucapi recebe prêmio da CAPES pela melhor tese de doutorado

O pesquisador da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI), Eduardo Nakamura, foi premiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A tese de doutorado defendida por ele, “Fusão de Dados em Redes de Sensores sem Fio”, está sendo reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a mais importante, em todo o País, nos quesitos originalidade e qualidade.

>> Incrivelmente, homem consegue sobreviver após levar quatro tiros em tentativa de homicídio

No dia 12 de junho, o rapaz André Mota Fernandes, 22, conseguiu sobreviver após ser alvejado com quatro tiros que acabaram atingindo as regiões da bacia, no tórax, na coxa e no braço, mas felizmente foi socorrido em tempo e levado ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, localizado no mesmo bairro.

>> Chuva forte causa alagações em bairros de Manaus

O Corpo de Bombeiros de Manaus registrou mais quatro ocorrências de alagações decorrentes da chuva que ocorreu na tarde do dia 15 de junho, na capital. De acordo com a assessoria do órgão, os bairros São Cristovão, Betânia, Cachoeirinha, Morro da Liberdade e Centro foram atingidos pela enchente.

>> Magistrado nega habeas corpus a Raphael Souza

O desembargador Rafael Romano, membro da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), negou o habeas corpus de soltura solicitado pelos advogados de Raphael Souza, e manteve a prisão do filho do deputado Wallace Souza. Raphael Souza foi preso preventivamente depois de ser acusado de porte ilegal de armas, tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico de entorpecentes.

>> Passagem de nível já está em construção com atenção total aos condutores

Em uma obra que tem custos previstos de R$ 100 milhões e que tinha conclusão para janeiro de 2010, a Prefeitura de Manaus começou a trabalhar na construção da passagem de nível da avenida Umberto Calderaro Filho, no cruzamento com a avenida Ephigênio Sales, onde desde à noite do dia 18, diversas equipes trabalham na orientação de condutores apontando alternativas de tráfego.

>> Rio Negro já registra segunda maior cheia da história

Com a subida de mais dois centímetros no dia 20 de junho, o Rio Negro chegou à marca de 29,62 metros e já superou a segunda cheia recorde da história, que era de 29,61 metros, registrada em 1976, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

>> Porto de Parintins esteve pronto para receber visitantes no Festival Folclórico

Apesar de o porto de Parintins estar parcialmente submerso, devido à elevação do nível do rio Amazonas, as embarcações que seguirão viagem para a Ilha Tupinambarana (distante a 420 quilômetros) para o 44º Festival Folclórico, atracarão normalmente no Porto. A informação é do diretor-executivo da Superintendência Nacional de Portos e Hidrovias (SNPH), coronel Marcos Frota.

>>Indígenas ameaçaram atear fogo na sede da FUNASA

Lideranças indígenas que ocupam o prédio da coordenação regional da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), em Manaus, ameaçam atear fogo no prédio, até às 16h de hoje (22), se não tiveram suas reivindicações atendidas.

De acordo com o cacique Luís, da etnia Sateré Mawé, os índios estão dispostos a morrer, mas não sairão do local. Ele disse que da última vez reberam várias promessas, mas nada foi cumprido.

>> Wallace se defende em programa de rádio

O ex-deputado estadual Wallace Souza – denunciado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM) pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção de testemunhas, porte ilegal de arma, e associação ao tráfico – se defendeu das acusações, na manhã do dia 22, durante entrevista dada a uma rádio local.

>> Rio Negro atinge nível da maior cheia da história

O Rio Negro atingiu a cota da maior cheia que já havia sido registrada. Na manhã do dia 24 de junho, o nível chegou a 29,69 metros, a mesma marca anotada em 1953.

A cheia do Rio Negro causa transtornos aos moradores de Manaus. Mais de 18 mil pessoas já foram atingidas. Ruas e avenidas ficaram alagadas e foram colocadas pontes improvisadas nas regiões alagadas.

>> Boi Garantido é campeão do festival de Parintins

Com uma diferença de 4,8 pontos, o boi-bumbá Garantido leva o campeonato do 44º Festival Folclórico de Parintins.

O boi vermelho conseguiu dos jurados o total de 1.255,7 pontos contra 1.250,9 dados ao boi Caprichoso, e venceu as três noites com 418,2, 417,9 e 419,6, enquanto que o touro negro teve 416,3, 417,8 e 416,8 pontos.

Com dois décimos de diferença (60,0) a galera vermelha e branca venceu a galera azul (59,8).

Publicado por Redação. E-Mail: redacaogja@globomail.com

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update