-->

Notification

×

Iklan

Iklan

CheckUP>> Vacinação de adultos contra Influenza A em Manaus começa nesta segunda

quarta-feira, 5 de maio de 2010 | 5.5.10 WIB Last Updated 2010-05-06T01:23:07Z
Na próxima segunda-feira (10), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), dará início à vacinação contra a Gripe H1N1 dos adultos entre 30 e 39 anos de idade. Até o dia 21 de maio, a meta da Semsa é vacinar 235.251 pessoas nessa faixa etária, o equivalente a 80% deste grupo populacional, informou o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato. A vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da rede municipal, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h.

+Siga a gente no Twitter!

Os adultos entre 30 e 39 anos integram o oitavo e último grupo populacional definido como prioritário pelo Ministério da Saúde, para receber a imunização contra a H1N1 neste ano. A campanha de vacinação contra a nova gripe foi iniciada no dia 08 de março e já alcançou os trabalhadores da saúde, população indígena aldeada, gestantes, doentes crônicos (com menos de 60 anos), crianças a partir de seis meses a menores de 2 anos, jovens entre 20 e 29 anos e idosos com doenças crônicas.

Embora comece oficialmente na próxima segunda-feira, a vacinação dos adultos entre 30 e 39 anos já vem ocorrendo em escolas e universidades desde a semana passada, quando a Semsa colocou postos volantes nesses locais, para ampliar a cobertura vacinal dos jovens entre 20 e 29 anos, cujo grupo encerra a imunização nesta sexta-feira (07). “Aproveitamos a nossa presença nesses locais para iniciar o trabalho de imunização do oitavo grupo prioritário e já estamos com 54.519 pessoas vacinadas contra a H1N1 nesta faixa etária de 30 a 39 anos, o que representa quase 20% a população estimada”, explicou Francisco Deodato.

O secretário salientou que até a sexta-feira (07), a Semsa prossegue o trabalho de imunização contra H1N1 voltado para os jovens entre 20 e 29 anos e para os doentes crônicos, incluindo os que têm mais de 60 anos. Em relação aos jovens, o último balanço da Gerência de Imunização da Semsa aponta que já foram aplicadas 233.362 doses da vacina, uma cobertura de 66% da população estimada nesta faixa etária em Manaus. “No caso dos doentes crônicos, nós já temos 86.235 doses administradas, sendo 35.195 em pessoas a partir de 60 anos e 51.040 em pacientes com idade inferior a isso. Considerando apenas os idosos desse grupo prioritário, a meta de vacinação já foi superada com folga. No caso dos doentes crônicos com menos de 60 anos, o porcentual está em 41% da população estimada”, explicou Deodato.

Segunda meia dose – Na sexta-feira (7) também termina a etapa de vacinação das crianças a partir de 6 meses a menores de 2 anos de idade. De acordo com a Semsa 55.483 bebês nessa faixa etária já receberam a primeira meia dose da H1N1. “Entre as crianças, o resultado é excepcional. A aplicação da primeira meia dose da H1N1 já chega a 97% da população de bebês até 2 anos, quando a meta era de 80%. É muito importante, agora que os pais levem as crianças para receber a segunda meia dose da vacina e, assim, garantir a imunização efetiva”, alerta Deodato. A segunda meia dose deve ser administrada 30 dias após a primeira, conforme data registrada no Cartão de Vacinação da criança.

Metas alcançadas – Do início da campanha, em 08 de março, até aqui, a Semsa vem conseguindo excelentes resultados na vacinação dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. As metas já foram ultrapassadas nos grupos dos trabalhadores da saúde, população indígena aldeada, gestantes e crianças. Mesmo tendo superado a meta, a vacinação das grávidas continua até o dia 21 de maio.

Fonte: SEMCOM
Foto: Divulgação


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update