-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Sindicato dos Petroleiros do Amazonas temem fechamento da Refinaria de Manaus

segunda-feira, 14 de junho de 2010 | 14.6.10 WIB Last Updated 2010-06-15T03:01:00Z
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo no Amazonas, Acácio Carneiro disse nesta segunda-feira (14), durante audiência pública na Câmara Municipal sobre a exclusão da Remam do Plano Estratégico da Petrobras 2010-2014, que “o Amazonas corre o sério risco de fechamento da Refinaria de Manaus, que é estratégica para a região amazônica” e que pode ser transformada em simples terminal de distribuição de produtos.

+Siga a gente no Twitter!

Segundo ele, diante do anúncio da Petrobras de que a Remam estaria fora do seu Plano Estratégico até 2014, feito no ano passado, o sindicato se mobilizou e foi requerida uma audiência pelo deputado José Lobo, na Assembléia Legislativa. Após isso, ocorreu uma reunião com o governador Eduardo Braga que falou com ministra chefe do Gabinete Civil, Dilma Roussef, a qual garantiu que haveria sim, investimentos no Amazonas.

“Porém, passado mais de um ano, a Petrobras anunciou novamente a exclusão”, disse ele, informando que não investir na Remam é sucateá-la. “Sem os investimentos que a refinaria necessita não tem como resistir a partir de 2013, uma vez que não terá produtos certificados dentro do que a lei ambiental exige. Como vai resistir e sobreviver com seus produtos fora de certificação e com uma concorrência tão forte aqui perto”, indagou, referindo-se às duas refinarias em construção no Nordeste.

A refinaria de Manaus iniciou suas atividades em 1956, como Companhia de Petróleo do Amazonas (Copam), com capacidade de refino de cinco mil barris dia, mas só foi oficialmente inaugurada em 1957 por Juscelino Kubstcheck. Em 1974 foi incorporada à Petrobras passando a chamar-se Refinaria de Manaus (Remam) e em 1997 incorporou o nome do seu fundador, o empresário Isaac Benayon Sabbá. Em 2009 a Petrobras informou em seu plano estratégico que a Remam estaria fora de investimentos até 2014.

Fonte: Isaías Oliveira/CMM
Foto: Reprodução

Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update