Olá,  seja bem-vindo!  |  Entrar  |  Criar conta  |  Precisa de ajuda?

Tecnologia nos novos cursos do SENAI de Confecção do Vestuário

Publicado para Redação em segunda-feira, 3 de janeiro de 2011 | 3.1.11

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) reuniu tecnologias e lançou os cursos de Modelagem Tridimensional Feminina do Vestuário (Moulage) e de Desenho de Moda (em software Audaces Idea). As inscrições para os cursos estão abertas, com início das aulas previsto para 10 de janeiro e 23 de fevereiro.

+Siga a gente no Twitter!

Os interessados devem ser maiores de 16 anos, ter noções de modelagem, Ensino Fundamental e, para o curso de Desenho de Moda, ter informática básica. As inscrições são feitas na Central de Matriculas do SENAI, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, 2394, Distrito Industrial.

Segundo o instrutor e responsável pela área de Confecção do Vestuário do SENAI/AM, Vanderlucio Mota, a indústria têxtil é forte no segmento de fardamento industrial, devido a demanda das fábricas instaladas na capital. Porém, os demais segmentos, como os de moda social, praia e íntima crescem de forma menos acelerada.

Mota avalia que estilistas e costureiras regionais sentem dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para desenvolver criação e confecção de roupas mais sofisticadas. “Para atender a demanda do mercado e as solicitações do Sindicato de Confecção, bem como das empresas residentes e associadas do Polo de Moda, o SENAI oferece a partir do início de 2011cursos voltados à atualização de novas técnicas em modelagem e concepção de roupas”, explica o instrutor, ressaltando que o Estado é um grande centro de inspiração para a confecção, porém falta interesse dos profissionais no aprimoramento e aprendizado técnico do processo produtivo do vestuário.

Os conhecimentos exigidos nos pré-requisitos dos cursos são necessários para que o participante acompanhe o conteúdo programático de 60h. Neste período, o aluno conhece a modelagem tridimensional, na qual são realizadas atividades teóricas e práticas simultaneamente, facilitando o entendimento de modelagem e favorecendo o trabalho de criação de moda tanto para estilistas quanto para modelistas. A técnica moulage é de origem francesa que cria a moda diretamente nos manequins, dando origem a roupas com acabamento e caimento perfeitos.

Já no curso de Desenho de Moda, o instrutor do SENAI ensina o participante a utilizar o software Audaces Idea, ferramenta de automação para confecções direcionada aos designers de moda e profissionais da área. O programa é processado no computador e permite que o aluno crie desenhos técnicos, estilizados e fashions através do Idea.

Além dos lançamentos, o SENAI oferece neste primeiro trimestre os cursos de Modista Costureiro do Vestuário, Modista Costureiro (moda praia), e Modista Costureiro (moda lingerie), além dos cursos de Costureiro Industrial e Modelista Industrial. Os cursos são ministrados no Centro Integrado do Trabalhador Dolores Garcia, localizado no bairro Alvorada, onde estão também instalados empresas de confecção do vestuário, o Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas e Chapéus, Material de Segurança e Proteção do Estado do Amazonas (Sindconf/AM), e o Serviço Social da Indústria (SESI/AM), com a gerência e os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vanderlucio Mota informa que o SENAI está apto também a oferecer serviços técnicos e tecnológicos para empresas e profissionais autônomos da confecção. Em 2010, a instituição investiu mais de 190 mil na modernização dos espaços e laboratórios do segmento têxtil. O valor foi viabilizado pelo projeto Ampliação e Atualização Tecnológica da Área de Confecção do Vestuário do SENAI/AM, que contou com aporte financeiro do Departamento Nacional e do Departamento Regional do SENAI, empregados em treinamento e aquisição de máquinas, móveis e instrumentos de confecção do vestuário.

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

?Leia abaixo antes de comentar

* Todos os comentários são moderados;
* Comentários em 'anônimo' serão rejeitados;
* Comente somente o que for referente ao tema publicado;
* Ofensas pessoais ou spam serão rejeitados;
* Obrigado por sua visita no Manaus em Notícia e volte sempre!