-->

Notification

×

Iklan

Iklan

Os segredos da alimentação saudável com Cozinha Brasil do SESI

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 | 10.12.10 WIB Last Updated 2024-01-30T15:34:52Z
Levar novos hábitos alimentares, proporcionando qualidade de vida saúdavel para a população, tem sido rotina do Programa Cozinha Brasil do SESI. Nos dias 29 e 30 de novembro e 1° de dezembro, o programa capacitou em Manacapuru, a 86 quilômetros de Manaus, 262 trabalhadores entre confeiteiros, merendeiras manipuladores de alimentos e pessoas da comunidade.

+Siga a gente no Twitter!

O curso foi realizado em parceria com a empresa Amazonas Energia e Prefeitura Municipal, no Centro de Convivência do Idoso, nos turnos da manhã, tarde e noite com carga horária de 10 horas, com a utilização da nova unidade móvel do programa toda climatizada e com mais espaço, possibilitando um maior número de alunos.

Durante o curso, as nutricionistas Evely Medeiros e Gilma Bispo mostraram aos participantes que é possível preparar receitas simples com ingredientes de baixo custo e alto valor nutritivo, com reaproveitamento de cascas de frutas, talos, sementes e verduras, que são portadores de nutrientes.

O curso ensinou também aos participantes a utilizar alimentos em sua forma natural, como verduras, legumes e frutas, além de consumir alimentos com baixo teor de gordura (carnes magras e peixes).

A nutricionista Evely Medeiros disse que os alimentos funcionais como tomate, goiaba e melancia, beneficiam à saúde, protegendo contra o câncer, principalmente a próstata, e que o consumo de soja, de milho ou trigo reduz o risco de doenças cardiovasculares.

De acordo com Evely, os alimentos, como frutas e verduras, devem ser bem higienizados antes de serem consumidos com água e hipoclorito de sódio, utilizando uma escova própria.

A nutricionista Gilma Bispo disse que cada família consome apenas 40% dos alimentos compradas e que o restante, 60%, vai para o lixo, mas ressaltou que a situação está mudando e que o Cozinha Brasil contribui para a redução da desnutrição infantil, ensinando as mães o reaproveitamento de talos e cascas, que têm alto valor de proteína.

De acordo com Gilma, os participantes do curso assimilaram bem as informações e que podem até abrir pequenos negócios, gerando renda, manipulando os alimentos de forma correta. Para Bispo, o curso mostrou a importância de uma alimentação saudável, com verduras, legumes, frutas, carnes e peixes para uma vida de melhor qualidade. Ela disse que a alimentação deve ser equibrada, constando um pouco de cada produto.

Gilma alertou também que os alimentos não perecíveis: cereais, arroa, milho, farinha, feijão, leite em pó devem ficar armazenados em ambiente seco e ventilado de 25° C, e que os perecíveis carnes, peixes e tubérculos devem ser conservados na prateleirada da geladeira, para consumo no mesmo dia.

“Armazenagem por um tempo maior deve ser feita em temperaturas de 18°C e que os alimentos congelados devem passar por um processo de resfriamentgo antes de serem utilizados”, disse.

O Programa Cozinha Brasil atendeu este ano os municípios de Itacoatiara, Nhamundá, Itapiranga e Manacapuru, no Amazonas, além de Monte Alegre e Prainha, no Pará. Em Manaus, o programa atende cerca de 800 pessoas por mês em parcerias com as empresas, atendendo as comunidades e associações.

Fonte: Ass. de Comunicação Sistema FIEAM
Foto: Reprodução


Permitida reprodução deste citada a fonte.
×
Berita Terbaru Update